Todos participaram ativamente da palestra.

Na volta a Patos de Minas, o professor Felipe Lima mais uma vez agradou os universitários. Em quatro horas de curso, ele apresentou técnicas de memorização, leitura dinâmica e otimização de estudos com os mapas mentais. Para finalizar, ele deu dicas de como se auto-hipnotizar para melhorar o sono, diminuir a ansiedade e estimular a memória.

Sempre com bom humor, o professor conseguiu prender a atenção das centenas de universitários no salão do júri do UNIPAM. Ele começou dando dicas sobre a postura durante os estudos. Ele contou que o melhor é deixar os livros em uma posição mais vertical, para que o estudante não se debruce em cima dos cadernos. Assim, ele sentirá menos sono ou preguiça.

Outra dica foi recebida um pouco com surpresa. Ele afirmou que o melhor é estudar ouvindo música. De acordo com ele, se o estudante estiver acostumado a estudar com barulho, ele terá mais facilidade para se concentrar em locais ruidosos. “Locais ruidosos são muito mais comuns que locais silenciosos. Dessa forma, o estudante poderá estudar em qualquer lugar”, justificou.

Depois, ele passou alguns exercícios para dinamizar a leitura. Várias atividades com os olhos foram realizadas pelos estudantes. Uma estratégia para aquecer os olhos, até meio inusitada, foi ensinada. Depois veio uma atividade de memorização em que o professor realmente surpreendeu. 20 palavras citadas pelos estudantes foram escritas na tela e ele conseguiu decorá-las na ordem em que foram escritas.

E não foi só isso. Os alunos falaram um número correspondente a uma palavra aleatoriamente e ele contou qual era, sem errar.  Segundo ele, criar histórias relacionadas com o absurdo ajuda a decorar. Felipe Lima também ensinou a fazer mapas mentais. O método consiste em fazer desenhos relacionados com a matéria estudada para memorizar o que aprendeu de forma definitiva.

Ele passou um cronograma nada fácil para que realmente se saiba tudo o que aprendeu durante todos os anos de estudo. E para fechar, ele fez uma sessão de hipnose com os estudantes. Alguns entraram em estado profundo de sonolência. Ele finalizou a palestra dando dicas para os alunos de como se auto-hipnotizarem para melhorar a qualidade do sono, diminuir a ansiedade e aprimorar a memorização.

Autor: Farley Rocha