Em uma rodada bastante emocionante, a última do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o Santos por 2 x 1, em pleno estádio da Vila Belmiro, se manteve invicto fora de casa no segundo turno da competição e conquistou a vaga para a primeira fase da Copa Libertadores da América, beneficiado pela deerrota do Palmeiras para o Botafogo.

Wellington Paulista abriu o marcador para a Raposa, Neymar empatou para o time da casa e o Gladiador Kleber, que entrou em campo no segundo tempo, decretou a vitória estrelada e assegurou a classificação celeste para a principal competição do continente, na primeira vez que encostou na bola.

O jogo começou bastante movimentado, com o Santos partindo mais para o ataque. Bem posicionado em campo, o Cruzeiro segurou as investidas iniciais do time da casa e, em uma jogada muito bem trabalhada, marcou o gol, logo aos 4 minutos.



No lance, Marquinhos Paraná fez um ótimo e longo lançamento para Jonathan, que dominou a bola e tocou na medida para Wellington Paulista. O atacante chutou forte, de primeira, marcando um belo gol, o 14º dele no Campeonato Brasileiro deste ano. Cruzeiro 1 x 0.

Na sequência, o Santos perdeu a bola no ataque e o Cruzeiro, por pouco não ampliou, novamente com Wellington Paulista, em chute forte da entrada da érea, que Felipe colocou para escanteio.

O time paulista se mandou para a frente e, aos 15 minutos, quase levou o segundo, em mais uma finalização de Wellington Paulista, que chutou acima do gol de Felipe.

A partir daí, o Santos passou a exercer uma enorme pressão sobre o Cruzeiro, que se segurava como podia. Edu Dracena, de cabeça, e Paulo Henrique, de fora da área, tiveram chances e finalizaram para fora. Mas foi através de Kléber Pereira que o time da casa deu mais trabalho ao goleiro cruzeirense, no primeiro tempo. Fábio que segurou firme os dois chutes do atacante santista.

O panorama da partida se manteve na segunda etapa, com o Santos tentando empatar o jogo. Aos 7 minutos, o técnico Adilson Batista fez a primeira alteração na equipe celeste, colocando o zagueiro Cláudio Caçapa no lugar de Fernandinho.

O atacante André, que havia entrado no lugar de Kléber Pereira, no intervalo, recebeu passe e chutou forte, da intermediária, dando um enorme susto no goleiro Fábio, que só viu a bola sair à linha de fundo.

Com uma boa postura defensiva, o melhor time o Século XX passou a ter ainda mais dificuldades na partida já que, aos 15 minutos, Jonathan foi expulso. O técnico estrelado teve que mexer mais uma vez e colocou em campo o zagueiro Thiago Heleno no lugar do atacante Wellington Paulista.

Pouco tempo depois, o Botafogo fez 1 x 0 sobre o Palmeiras, deixando o Cruzeiro momentaneamente na quarta colocação e com a vaga na primeira fase da Copa Libertadores assegurada.

Mas, aos 25, Neymar aproveitou vacilo da zaga celeste, após cruzamento de Triguinho, e empatou a partida, em um chute forte, cruzado. Com o placar desfavorável, Adilson Batista fez a última mexida na equipe, colocando Kleber no lugar de Diego Renan.

A estrela do Gladiador brilhou rapidamente e, na primeira fez que ele tocou na bola, marcou um belo gol, colocando o Cruzeiro novamente com a mão na vaga da Libertadores, ainda mais porque o Botafogo tinha acabado de fazer 2 x 0 no Palmeiras.

O restante do jogo foi ainda mais emocionante, com o Santos cruzando bolas para a área celeste e chutando de onde conseguia. Mas a defesa estrelada conseguiu suportar o impeto do adversário e segurou o resultado, que deu ao time a vaga na Copa Libertadores.


SANTOS 1 X 2 CRUZEIRO

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 06/12/2009 (domingo)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Gols: Wellington Paulista, aos 4 min. do 1º tempo; Neymar, aos 25 min., e Kleber, aos 30 min. do 2º tempo
Público: 6.942 pagantes
Renda: R$ 100.585