O Maior de Minas deu mais um importante passo na caminhada para o quinto título da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time estrelado venceu o Santos-SP por 1 a 0, no Mineirão, pela partida de ida da semifinal do torneio. O gol do triunfo celeste foi marcado por Willian, aos 11 minutos do primeiro tempo. No entanto, o placar poderia ter sido maior se o árbitro Marcelo de Lima Henrique não tivesse anulado um gol legítimo de Ricardo Goulart, nos minutos iniciais da segunda etapa.

O jogo de volta está marcado para quarta-feira da semana que vem, dia cinco de novembro, às 22h, na Vila Belmiro. Com a vantagem obtida no duelo realizado no Mineirão, a Raposa pode empatar e até perder por um gol de diferença, desde que balance a rede dos adversários, que se classificará para a final do certame.

Mas antes desse duelo decisivo pela Copa do Brasil, o Cruzeiro terá pela frente o Botafogo, neste domingo, às 17h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, também no Gigante da Pampulha. O time estrelado é líder da competição, com 61 pontos, cinco a mais que o segundo colocado.

O jogo

Empurrado pelo apoio da nação azul, o Maior de Minas iniciou o duelo com muita vontade e disposição em busca da vitória. Logo aos quatro minutos, Henrique roubou a bola com um carrinho e tocou para Willian. O atacante celeste deu um lindo drible em Cicinho, mas acabou sendo desarmado na hora do chute.

A pressão estrelada intimidou o time do Santos, que apenas se defendia. Aos 11 minutos, Willian, um dos jogadores mais participativos do duelo, avançou pela ponta direita e arriscou de fora da área, com a perna direita. A bola bateu na zaga e voltou para o jogador cinco estrelas que, de perna esquerda, finalizou com a parte interna do pé, no ângulo, sem chances para Aranha. Cruzeiro 1 x 0

Quando a equipe santista tentava se lançar ao ataque, a Raposa se aproveitava do contra-ataque. Aos 18 minutos, em excelente contragolpe, com passes rápidos, Everton Ribeiro lançou Willian, que cruzou rasteiro para a área. A bola passou em frente à meta santista e, por pouco, Júlio Baptista não a alcançou para fazer o segundo tento celeste na noite.

Aos 35 minutos, o Santos chegou com perigo, pela primeira vez. Robinho sofreu falta de Henrique, em frente à grande área. Na cobrança, Lucas Lima acertou a bola em Júlio Baptista, na barreira humana, afastando o lance para longe da meta de Fábio, que continuava tranquilo na meta cruzeirense.

Segundo tempo

Atrás no placar, a equipe santista tentou impor uma postura mais ofensiva no início da etapa complementar. Aos cinco minutos, Gabriel avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Lucas Lima. O meio campista, na frente de Fábio, bateu mal na bola e a mandou longe da meta celeste.

O lance mais polêmico da noite aconteceu aos sete minutos do segundo tempo, quando Willian roubou a bola de David Braz e deu uma linda assistência para Júlio Baptista. O camisa 10 finalizou bem e Aranha se esticou todo para espalmar. No rebote, Ricardo Goulart complementou a jogada e estufou as redes adversárias. Porém, o árbitro já havia assinalado impedimento, equivocadamente, e acabou anulando o gol cruzeirense.

A partida estava em um ritmo muito dinâmico, com boas chances para as duas agremiações. Aos dez minutos, o Santos respondeu com uma boa jogada iniciada com Lucas Lima, que lançou Rildo, na ponta direita. O atacante cruzou rasteiro, Fábio dividiu com Gabriel e a bola sobrou para Robinho. Dentro da pequena área, o camisa 7 bateu forte e Dedé se esticou todo para desviar a finalização para escanteio.

A necessidade de correr atrás do placar fez com que o time de Enderson Moreira adquirisse uma postura mais ofensiva ao decorrer da partida. Aos 29 minutos, Robinho tocou para Jorge Eduardo, que encontrou Alison livre, na entrada da área. O atleta rival finalizou forte, de primeira, e a bola passou sobre o gol celeste.

Nos minutos finais a Raposa tentou ampliar a vantagem. Aos 45, Marlone acionou Mayke, pela ponta direita. O lateral cruzou, mas Marcelo Moreno não conseguiu alcançar a bola. No lance seguinte, o jovem ala do Maior de Minas chegou outra vez à linha de fundo e achou Dagoberto, dentro da área. O atacante chutou e iria marcar o segundo gol do Cruzeiro na noite, mas Cicinho se jogou na frente da bola e desviou o chute para escanteio. Na sequência, aos 48, Marcelo de Lima Henrique ergueu os braços e apitou o fim do duelo. Vitória estrelada e vantagem para o jogo de volta, na Vila Belmiro.

Cruzeiro 1 x Santos 0

Motivo: Partida de ida pela semifinal da Copa do Brasil

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 29 de outubro de 2014, quarta-feira

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ-FIFA)

Gol: Willian, aos 11 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Edu Dracena e Mena (Santos)

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Júlio Baptista (Marcelo Moreno).

Técnico: Marcelo Oliveira

SANTOS: Aranha, Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo (Jorge Eduardo), Robinho (Leandro Damião) e Gabriel (Serginho).

Técnico: Enderson Moreira

Fonte: Cruzeiro