Foi no sufoco, mas o Cruzeiro confirmou sua classificação às semifinais da Copa do Brasil. Depois de abrir 2 a 0 sobre o ABC no primeiro tempo, o time celeste teve atuação desastrosa na etapa final, levou a virada e perdeu por 3 a 2 na noite desta quarta-feira, na Arena das Dunas, em Natal, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Willian e Henrique marcaram para o time celeste. Rodrigo Silva, Xuxa e Alvinho fizeram para a equipe potiguar.

A Raposa conseguiu a classificação por ter feito mais gols na casa do adversário. No jogo de ida, venceu por 1 a 0, no Mineirão. É a sétima vez que o Cruzeiro chega à semifinal da Copa do Brasil (1993, 1996, 1998, 2000, 2003, 2005 e 2014). O adversário na próxima etapa da competição sai do confronto desta quinta-feira entre Santos e Botafogo.

Mesmo poupando alguns titulares (Mayke, Lucas Silva e Marcelo Moreno; Everton Ribeiro voltou da Seleção, mas não foi relacionado para a partida), o time de Marcelo Oliveira jogou com sabedoria e soube administrar toda a etapa inicial. No segundo tempo, de forma surpreendente, o ABC virou a partida em razão da péssima atuação do Cruzeiro.

Fora de campo, destaca-se a torcida celeste, que marcou presença em bom número na Arena das Dunas. Os cruzeirenses ficaram acomodados em um espaço grande na lateral do campo, na cadeira superior, próximo à tribuna de imprensa.

Cruzeiro domina as ações

Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro conseguiu controlar a etapa inicial. Consciente, o time de Marcelo Oliveira tocou bem a bola e aos poucos foi criando as oportunidades de gol. O primeiro lance de perigo surgiu aos sete minutos. Após cobrança de escanteio, Nilton subiu mais que a defesa alvinegra e carimbou o travessão. Três minutos depois, Borges dominou na entrada da grande área, mas isolou a bola.

Por mais que o ABC procurasse o jogo, o time potiguar encontrava dificuldades nas suas próprias limitações técnicas. Melhor, o Cruzeiro abriu o placar aos 30 minutos. Egídio cobrou escanteio da esquerda, mas a zaga do ABC afastou. A bola sobrou para Dedé, que ajeitou para Willian. O atacante encheu o pé no ângulo do goleiro Gilson: 1 a 0.

O ABC teve a primeira oportunidade clara aos 39 minutos. Fábio saiu mal do gol, a bola sobrou para João Henrique, que, com o gol vazio, chutou fraco. Dedé salvou em cima da linha.

Aos 42 minutos, o Cruzeiro ampliou. Alisson recebeu lançamento dentro da área, driblou o goleiro e cruzou para Henrique fazer o segundo: 2 a 0.

Segundo tempo desastroso

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo para administrar a larga vantagem. O desempenho na etapa final, contudo, foi tétrico. Mesmo sem tanta qualidade, o ABC, que briga para não cair para a Terceira Divisão, conseguiu criar oportunidades e virar a partida.

Aos 14 minutos, após cruzamento pela direita, Rodrigo Silva subiu desmarcado e marcou o primeiro do ABC: 2 a 1. O empate veio após pênalti de Dedé em Marlon, que estava impedido após cruzamento. Xuxa cobrou e empatou: 2 a 2.

Por outro lado, o Cruzeiro reclamou, com razão, de dois pênaltis não marcados.

O ABC ainda conseguiu virar a partida com Alvinho, aos 40 minutos do segundo tempo: 3 a 2. No fim, o time de Marcelo Oliveira sofreu pressão e por pouco não foi eliminado da competição.

ABC 3 x 2 CRUZEIRO

ABC

Gilson; Madson, Sueliton, Marlon e Samuel; Daniel Amora, Fábio Bahia, Patrick (Alvinho), Xuxa, João Paulo (João Henrique, depois Beto) e Rodrigo Silva

Técnico: Moacir Júnior

CRUZEIRO

Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio (Leo); Willian Farias, Nilton, Henrique, Willian e Alisson (Neilton); Borges (Marlone).

Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Arena das Dunas

Data e horário: 15 de outubro de 2014, às 22h

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO)

Cartões Amarelos: Alisson, Nilton, Fábio e Dedé (Cruzeiro). Daniel e Xuxa (ABC)

Gols: Willian e Henrique (Cruzeiro). Rodrigo Silva, Xuxa e Alvinho (ABC)

Público pagante: 18.530

Renda: R$ 772.565

Fonte: Uai