Em exibição consciente e que deixou bem clara a superioridade celeste, o Cruzeiro bateu o Uberlândia, por 6 x 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, no jogo de abertura do Campeonato Mineiro 2010. Com muita segurança, o time celeste começou da mnelhor forma possível a campanha rumo a tricampeonato Estadual.

O Cruzeiro somou em grande estilo os três primeiros pontos no Estadual e dificilmente deixará de ser o líder ao final da primeira rodada, que será concluída no fim-de-semana. Os gols foram marcados por Thiago Ribeiro, Kleber (3), Cláudio Caçapa e Diego Renan.

A Raposa teve algumas modificações em relação ao time que disputou dois jogos-treinos na pré-temporada. Adilson Batista escalou Marcos no lugar de Jonathan, que queixou de dor no tornozelo esquerdo e não foi para o jogo.



Como não enfrentará o Real Potosí no próximo dia 27 por estar suscetível aos efeitos da altitude, Cláudio Caçapa formou zaga com Leonardo Silva e Gil foi poupado. Já o meia Bernardo ficou com a vaga que vinha sendo de Pedro Ken.

A opção por Bernardo foi em função do posicionamento do Uberlândia, armado no esquema 3-5-2. O time ganhou em ofensividade e passou a ter um forte cobrador de faltas.

Cumprida a primeira etapa do Estadual, o Cruzeiro já pensa na Copa Santander Libertadores. A delegação celeste embarca na manhã de quinta-feira para a Bolívia. Jogadores ficarão o primeiro dia em Santa Cruz de La Sierra e treinarão em Sucre até o dia de enfrentar o Real Potosí pelo jogo de ida da primeira fase.

O jogo

Mesmo recém-saído dos treinos fortes de pré-temporada, o Cruzeiro 2010 mostrou ao torcedor na primeira exibição que seguirá firme na disputa pelos principais títulos do ano. Os jogadores souberam impor a melhor técnica e manter a bola nos pés celestes.

A primeira grande oportunidade aconteceu aos 8 min, em avanço de Cláudio Caçapa como um legítimo meia-esquerda. Ele tocou a Thiago Ribeiro, que fez o papel de pivô e rolou a Kleber na esquerda. O Gladiador passou pelo goleiro, mas não contava com o zagueiro Emerson, que tirou a bola em cima da linha e evitou o primeiro gol cruzeirense.

Kleber teria outra boa chance logo em seguida. Aos 11 min, Gilberto avançou pela esquerda e ticou a Bernardo, que recebeu na área e foi derrubado por Careca. O Gladiador se encarregou da cobrança do pênalti, fez a paradinha que havia mostrado no jogo-treino contra o Villa Nova, deslocou o goleiro, mas foi infeliz e acertou a trave direita.

O Cruzeiro não perdeu o domínio da partida em momento algum, porém passou um susto aos 21 min. Um lançamento longo do campo de defesa surpreendeu a defensiva celeste, Alexandre Oliveira invadiu a área em velocidade e obrigou Fábio a trabalhar.

A equipe celeste e o gol parecia questão de tempo. Ele chegou aos 33 min, quando Diego Renan penetrou em diagonal e acertou um potente chute que explodiu na trave direita. O rebote sobrou para Thiago Ribeiro, que chutou firme para fazer 1 x 0.

Antes do término da primeira etapa, Kleber pôde se redimir das duas oportunidades desperdiçadas. Thiago Ribeiro efetuou grande arrancada pelo lado direito e serviu o Gladiador, que passou pelo goleiro e bateu cruzado para fazer 2 x 0, aos 46 min.

O Cruzeiro retornou para a segunda etapa com o meia Pedro Ken no lugar de Bernardo. A partida seguiu no mesmo ritmo e Kleber, que se disse "desligado" na primeira etapa, voltou diferente. Logo aos 6 min, ele forçou Felipe a fazer duas boas defesas no mesmo lance.

O Gladiador precisou mostrar sangue frio pouco depois, quando foi derrubado na área pelo zagueiro Carlão, advertido com o segundo cartão amarelo e expulso no lance. Kleber se posicionou para cobrar o pênalti e, sem paradinha, chutou no canto direito para fazer 3 x 0. No minuto seguinte, Adilson sacou Marcos e colocou o atacante Guerrón como ponta.

A goleada se consolidou aos 22 min. Diego Renan fez jogada pela esquerda e cruzou. Cláudio Caçapa apareceu na grande área, dominou e como um centroavante chutou firme para fazer Cruzeiro 4 x 0.

Adilson fez a última substituição aos 37 min. Thiago Ribeiro por Wellington Paulista. Mesmo com a vitória já garantida, o Cruzeiro ainda ampliou. Aos 38 min, Marquinhos Paraná invadiu a área e chutou. Felipe espalmou e a bola sobrou para Guerrón cruzar a Kleber, que não teve trabalho para marcar pela terceira vez e fazer 5 x 0.

A contagem foi fechada já no minuto seguinte, em lance parecido. Guerrón chutou forte e Felipe deixou rebote para Wellington Paulista rolar para Diego Renan fazer o sexto gol.

CRUZEIRO 6 X 0 UBERLÂNDIA

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 20/01/2010 (quarta-feira)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (MG)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Púbico: 13.267 pagantes
Renda: R$ 384.890,00
Gols: Thiago Ribeiro, aos 30 min, e Kleber, aos 46 min do primeiro tempo; Kleber, aos 17 min e aos 38 min, Cláudio Caçapa, aos 22 min, e Diego Renan, aos 39 do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Marcos (Guerrón), Leonardo Silva, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Bernardo (Pedro Ken) e Gilberto; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kleber
Técnico: Adilson Batista

Uberlândia
Felipe; Carlão, Emerson e Reginaldo; Joílson, William Santos (Marcelo Régis), Bertinho, Careca (Marcelo Labarthe) e Tita; Anderson Oliveira e Paulo Roberto (Maicon)
Técnico: Luiz Carlos Cruz