A partir desta segunda-feira (01), os adolescentes a partir de 12 anos não precisarão mais da companhia dos pais para circular pelas ruas da cidade e os menores acima de 14 anos poderão retirar a carteira de acesso para frequentar bailes, festas e atividades do gênero. Entrou em vigor hoje, 1º de março de 2010, a nova Portaria do Juizado da Infância e Juventude.
A nova portaria, que disciplina a circulação e permanência de menores de 18 anos em bares, festas e logradouros públicos é mais branda que a anterior e reduz o limite de idade. Antes, menores de 16 anos só podiam circular pelas ruas da cidade após às 23h se estivessem acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Agora, esta exigência é apenas para os menores de 12 anos.
A carteira de acesso também vai passar a beneficiar um número maior de adolescentes. O documento, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude, permite que os menores frequentem bailes e festas desacompanhados dos pais. Com a nova portaria, os adolescentes a partir de 14 anos poderão requisitar o documento.
Outra mudança é com relação à entrada e permanência de menores em bares e lanchonetes. Das 6h da manhã até às 23 horas, o acesso é livre para pessoas de todas as idades. Das 23 horas até às 06 da manhã, esses estabelecimentos só podem ser frequentados por adolescentes acima de 14 anos.
Os comissários de menores alertam, no entanto, para as normas impostas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Fornecer, mesmo que de graça, bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime. O comissário de menores, Uriel Santos, disse que a fiscalização vai continuar.
Uriel lembrou, também, que as multas estabelecidas pela portaria, para quem descumprir as normas, continuam em vigor. As penalidades administrativas variam de três a 20 salários mínimos.
Crianças e adolescentes ganham mais liberdade em nova Portaria do Menor
Entrou em vigor nessa segunda-feira (01), a nova e mais branda Portaria do Menor.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 22/10/2026
- em Cidade
Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje
- (11)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Jovem confessa ter retirado placa de motocicleta e acaba preso em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Suspeito de agredir a ex-companheira grávida é preso com barras e tabletes de maconha em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem é preso por furtar 3 quilos de carne em supermercado e depois jogar fora em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem furta flor-do-deserto para trocar por drogas e acaba preso em Patos de Minas
- (7)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Regionais
Dupla que tentou matar desafeto é presa em Patrocínio junto com comparsas que ajudaram na fuga
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/10/2026
- em Regionais
Ciclista de 44 anos morre após bicicleta elétrica ser atingida por carro na MG-202
- (19)
- COMPARTILHAR
- 19/10/2026
- em Regionais
Mulher de 44 anos morre após grave acidente entre duas motocicletas em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Confusão em festa de casamento termina com 4 feridos a punhalada e jovem preso em Carmo do Paranaíba
- (8)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Jovem de 21 anos perde a vida em grave acidente de moto na LMG-737, em Guimarânia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Homem de 25 anos é morto a tiros em bar de Lagoa Formosa; autor está sendo procurado pela polícia
- (10)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Arrecadação federal cresce 5,62% em setembro e soma R$ 239,4 bilhões
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Economia da Argentina recua -1,7% em agosto sob risco de recessão
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Termina hoje prazo para realização de comícios e ações de campanha
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
TSE estuda desativar canais políticos no WhatsApp 48h antes da eleição
- (3)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
MPE pede providências para garantir voto de indígenas no segundo turno
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
- (2)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]