A importância da leitura para as pessoas é algo inquestionável, apesar de estar sendo relegada cada dia mais a segundo plano. A pequena Esther Hadassah de apenas 7 anos não só compreendeu essa mensagem como vem praticando muito bem a decodificação das palavras. No ano passado, ela leu 58 livros, um feito e tanto para os dias de hoje em que muitos só leem curtas mensagens digitais, com diversas imagens e pouca qualidade.

O Patos Hoje foi até a casa da leitora exemplar e conversou com ela e seus pais. Esther tem uma sala preparada para a leitura e uma estante com diversos livros. A garotinha com olhar tímido e que aprendeu a ler quando tinha apenas 5 anos nos apresentou suas obras preferidas e disse que gosta muito de histórias de fantasia. “Meu livro preferido é o Harry Potter. Este é o segundo que eu leio”, disse mostrando o livro.

Esther contou que o incentivo veio dos pais e que já chegou a ler um livro de 200 páginas em apenas 4 dias. “É bom ler, a gente descobre novas palavras, fica com a cabeça melhor para pensar, dá mais incentivo e ajuda a ter criatividade”, disse destacando a importância da leitura para todos. E para 2021, a meta ficou ainda mais audaciosa. Esther disse que pretende ler 68 livros, dez a mais do que no ano passado. Ela também disse que, no futuro, sonha em ser artista, pintora ou cientista. “Ser cientista é mais difícil porque tem que estudar muito”, disse.

O pai, Emanuel Messias, falou com orgulho da filha. Ele disse que é professor de musicalização na mesma escola de Esther e sempre a incentivou a ler. Segundo ele, o desejo e gosto pela leitura sempre foram incentivados por ele e pela esposa. “A gente sempre deu livros como presente e, nos aniversários, os familiares sempre a presenteava”, disse. A alfabetização dela foi iniciada em casa, bem cedo. “Nós pregamos vogais pela casa e ia falando o som das letras” contou.

Esther foi apreendendo aos poucos e, já no 2º Ano do Ensino Fundamental, começou a ler fluentemente. E os irmãos caminham na mesma linha. Mesmo sem saber ler, Timóteo de 4 anos quase todos os dias pega um livro na prateleira e pede os pais para lerem para ele. Outro incentivo foi a religião dos pais. “Sete dos livros lidos pela Esther são cristãos e ela também tem o hábito de ler a bíblia”, disse. Emanuel destacou uma frase que ouviu há poucos dias: “Quanto mais eu sei, mais eu sou”.

A mãe, Renata Cardoso, também falou com a nossa reportagem. Como pedagoga e também professora na escola de Esther, ela destacou a importância da leitura para enriquecer o imaginário das crianças. Segundo ela, os pais exercem um papel fundamental no hábito de leitura. No início, ela recomenda a literatura fantástica para que as crianças adquiram o hábito de leitura. “Nós vamos apresentar para a Esther agora o Hobbit, Senhor dos Anéis”, contou. Especialistas afirmam que o hábito da leitura é importante para aprimorar as competências e habilidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.