O combate a incêndios em áreas florestais de todo o estado ganhou mais um reforço. Os militares da Força Nacional fazem parte da Operação Guardiões dos Biomas, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que vai atuar em outros 14 estados brasileiros. Em Patos de Minas os militares receberam instruções do Corpo de Bombeiros e deverão atuar no combate aos incêndios principalmente no período de mais estiagem que começa agora em julho.

De acordo com o Tenente Namede, da Força Nacional, bombeiros militares de vários estados brasileiros vieram para a capital do milho para atuar nas regiões de Patos de Minas, Paracatu e Unaí. “Tem militar de São Paulo, Rio de Janeiro, Piaui, Amazonas entre outros estados”. Ele também explicou que os bombeiros de Minas Gerais realizaram um levantamento dos pontos mais críticos do estado para que houvesse a atuação da Força Nacional.


“Se houver algum local com foco de incêndio de maior proporção, nós temos uma capacidade de transporte que irá juntar o efetivo para unir esforços e conseguir combater os incêndios nesses pontos críticos” disse o tenente. Segundo Corpo de Bombeiros, o período de maior estiagem e consequentemente de maior incidência de queimadas se inicia agora em julho e agosto. Atear fogo em matas e florestas e causar incêndios é crime sujeito a pena de reclusão de seis meses a quatro anos mais multa.