O 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas lançou na manhã desta segunda-feira (02), o Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais. Esta época  é a mais crítica do ano para a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Com o lançamento deste plano, a corporação quer reduzir a incidência dos incêndios.

O plano lançado nesta manhã contará com um grande reforço no efetivo para atuar de forma mais eficiente no combate aos Incêndios rurais. Equipes serão designadas de diferentes pontos do Estado. O Corpo de Bombeiros também vai contar com uma aeronave de combate a incêndio.

Além disso, equipes serão designadas para Unaí e Paracatu, também para atuarem no combate aos Incêndios e queimadas. O plano, que é piloto no Estado e pode ser expandido também para outras regiões, contará também com um drone. Outra novidade é que o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado por aplicativo de emergência 193.

Coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, tenente Fernandes, ressaltou os prejuízos causados pelas queimadas e incêndios florestais. Ele destacou a poluição, a mortandade de animais diversos e, principalmente, a redução dos recursos hídricos. Representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Cleides Queiroz de Melo, elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros e disse a entidade vai trabalhar para levar a iniciativa aos produtores membros da entidade.

Operação Alerta Verde

O Corpo de Bombeiros já havia lançado em Patos de Minas a Operação Alerta Verde para conter a grande incidência de incêndios florestais e queimadas. Só no primeiro semestre deste ano, foram cerca de 130 chamados para controlar queimadas, com destaque para os incêndios às margens de rodovias.