O Corpo de Bombeiros deu início a Operação “Alerta Verde” em Patos de Minas. Uma coletiva foi realizada na tarde desta sexta-feira (07) para passar à sociedade as medidas que serão tomadas em relação à prevenção de queimadas na capital do milho e também na zona rural. A operação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Sindicato dos Produtores Rurais.

De acordo com Major Duarte, Comandante do 12° BBM, o objetivo é diminuir o número de queimadas na cidade. "Ano passado e em 2019 nós tivemos um número muito grande de queimadas em Patos de Minas. Nosso intuito com a operação é fazer com que as pessoas se conscientizem e limpem seus lotes sem atear fogo" disse ele. Ainda segundo o comandante, haverá penalidades severas para quem descumprir as normas e colocar fogo nos lotes.

De acordo com o Prefeito Luís Eduardo Falcão, a Prefeitura Municipal vem trabalhando duro para que os cuidados aumentem principalmente em lotes públicos. Segundo o chefe do executivo, o município ainda está longe do objetivo, mas está cada dia mais trabalhando para a melhora continua. Ele ainda disse que a prefeitura irá fiscalizar e os canais de denúncia estão abertos à população.

O Major Duarte disse ainda que a operação irá contar com todo o efetivo. Os militares irão visitar os lotes, orientar os proprietários e punir caso encontrem alguma irregularidade. Além disso, o Major Duarte enfatizou que colocar incêndio em lotes é crime e mesmo que o incêndio não tenha sido causado pelo proprietário, ele é quem irá responder pelo crime.