Autoridades civis e militares estiveram presentes na solenidade.
Com apoio do Sest/Senat, DB Danbred e outros parceiros, o Corpo de Bombeiros formou na noite dessa sexta-feira (29) mais 86 Bombeiros Mirins. O projeto tem o objetivo de oferecer às crianças e aos adolescentes noções de cidadania, natação, primeiros socorros e muitos outros conhecimentos. Autoridades civis e militares estiveram presentes na solenidade.

Foram 170 horas/aulas durante o período de 13 de fevereiro a 29 de junho. Os alunos, selecionados pela Secretaria de Educação, receberam ensinamentos que vão ficar para toda a vida. Os estudantes, que moram em áreas de vulnerabilidade social, tiveram aulas de natação, resgate e salvamento, primeiros socorros, meio ambiente, nós, cidadania e artes marciais.

Na solenidade, os 86 formandos fizeram um juramento e depois receberam os diplomas. Os alunos que se destacaram em cada disciplina também foram lembrados. Eles receberam troféus. O pelotão de resgate foi o mais elogiado e acabou recebendo uma homenagem especial. Os pais acompanharam a formatura cheios de orgulho.

E o projeto mostrou que realmente é importante e já está colhendo seus frutos. Em um depoimento emocionante, o bombeiro mirim, Vinícius Santos Silva, 16 anos, falou sobre o salvamento que pôde fazer quando um colega havia caído em um ribeirão próximo à cidade. Os ensinamentos serviram para ele salvar uma vida e vai contribuir muito mais com a sua própria.

Os bombeiros agradeceram os parceiros que têm apoiado o projeto. A DB, por exemplo, é a empresa que fornece todo o uniforme dos garotos e material didático. O Sest/Senat disponibiliza o clube para treinamento. No próximo semestre, uma nova turma será montada para participar do projeto que visa formar cidadãos conscientes e responsáveis.

Autor: Farley Rocha