Na manhã deste domingo (28), o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a captura de um tamanduá bandeira, animal adulto e saudável, que estava na porta de uma residência na rua Zizinho Vida, no bairro Jardim Panorâmico, em Patos de Minas.

Com uso de técnicas e equipamentos específicos para captura, a equipe realizou a contenção do animal e após conduziram o mesmo para uma área de mata fora do perímetro urbano.

O Tamanduá-Bandeira é o maior animal desta espécie. O nome vem do enorme rabo que, por causa da longa pelagem fica parecida com uma bandeira. O Tamanduá-Bandeira vem sofrendo com o desmatamento e as queimadas. Além disso, a caça ilegal e os atropelamentos contribuem para uma diminuição desta espécie que é considerada em extinção.

Apesar de ser lento e de ter uma aparência dócil, o Tamanduá-Bandeira ataca com suas enormes garras ao se sentir acuado. Daí a expressão "Abraço de Tamanduá". Quando se deparar com um animal como este, a recomendação é para que mantenha a distância e acione o Corpo de Bombeiros. Foi que os moradores do Sobradinho fizeram.