A Companhia de Saneamento de Minas Gerais, COPASA, vai realizar uma consulta pública para fazer a proposta de reajuste das tarifas. Os consumidores poderão deixar as sugestões no site da Companhia na internet. O prazo para participar da consulta foi aberto hoje e vai até o dia 18 de Janeiro.

A recém-criada Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário recebeu proposta da Copasa no início de dezembro e agora divulga os valores para que a população possa dar sugestões e participar da decisão sobre o percentual do reajuste. Por enquanto, a ideia é reajustar em 2,9% as tarifas de água e esgoto nas cidades onde a Copasa atua.

O aumento deverá ser linear, para todas as categorias e faixas de consumo. Os benefícios para população de baixa renda deverão ser mantidos. A proposta está disponível no site da agência que é o www.arsae.mg.gov.br . Toda a população poderá dar sugestões e opiniões sobre o reajuste, que entra em vigor a partir de primeiro de março.

O diretor-geral da Arsae-MG, Octávio Elísio, informou que o valor de 2,9% ainda não é definitivo. A copasa tem concessão dos serviços de água e esgoto em 611 municípios mineiros. O último reajuste da Copasa foi em março de 2008. A consulta pública vai até às 18 horas do dia 18 de janeiro.