A Copasa divulgou nesta terça-feira (23) um balanço das atividades executadas pela Copasa na cidade de Patos de Minas, no ano de 2020. A empresa relatou que está em constante atuação para garantir a satisfação dos seus clientes e atingir a excelência na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Para a superintendente da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), Cristiane Carneiro, a atuação da Companhia vai além do que as pessoas veem. “Nosso serviço não é só tratar a água e o esgoto. Vamos às ruas e trabalhamos, diariamente, para garantir a efetividade dos sistemas, para assegurar um atendimento eficaz aos nossos clientes e, com isso, contribuir para que tenham qualidade de vida e bem-estar”, pontuou.

“Em 2020, foram interligadas quase 1.900 novas ligações de água e cerca de 1.500 de esgoto. A malha de redes de água foi ampliada em aproximadamente 16 quilômetros, e as redes coletoras de esgoto foram expandidas em quase seis quilômetros”, informou Cristiane.

De acordo com a superintendente, os esforços da Companhia por meio de seus colaboradores, seja do setor administrativo, operacional ou técnico, refletem-se nos números. “No ano passado, entre manutenções preventivas e corretivas, os 122 empregados efetivos e terceirizados atenderam a aproximadamente 4.200 demandas, sendo cerca de 1.800 relacionadas ao esgotamento sanitário e 2.400 ao sistema de abastecimento de água”, completou a gestora.

Ainda sobre os dados da Copasa em Patos de Minas, em 2020, também foram corrigidos mais de dois mil vazamentos, sendo que parte deles causados por terceiros. A Companhia catalogou 581 extravasamentos de esgoto, a maioria provocada pelo entupimento das redes coletoras por lixo ou água da chuva.

Em função destes dados, o gerente operacional Renato Carvalho faz um alerta para a população “Ao iniciar uma construção, é importante que o proprietário do imóvel entre em contato com a Copasa. Também é necessário destacar que água pluvial e esgoto não se misturam e que o lugar de objetos sólidos é no lixo. O mau uso pode inclusive fazer o esgoto retornar para a residência do morador”, explicou, ressaltando que a colaboração dos moradores é fundamental para a excelência na prestação dos serviços.

A técnica em enfermagem Priscilla Lima (26), moradora do bairro Antônio Caixeta, avalia como positivos os serviços prestados pela Companhia: “Já tive problemas com desabastecimento, mas considero eficiente o serviço da Copasa. Depois de serem acionadas, as equipes resolveram com agilidade a situação. E, embora já tenha recebido contas altas, quando investiguei, descobri que era por um vazamento no próprio condomínio”, contou.

A Copasa em Patos de Minas

A Copasa atua em Patos de Minas desde 1973. Até 2020, foram investidos mais de R$124 milhões na construção de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar até 550 litros de água por segundo, que são reservados em 47 reservatórios. Além disso, mais de R$183 milhões foram investidos na implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que tem capacidade para tratar até 23 milhões de litros diariamente, que são coletados em 59.720 imóveis.

Fonte: Ascom Copasa