A assessoria de comunicação da Copasa informou que as obras de construção do sistema de esgotamento nos distritos de Patos de Minas já foram iniciadas. Em reportagem sobre o reajuste na tarifa, o Patos Hoje destacou uma fala do prefeito Luís Eduardo Falcão de que a Companhia não havia cumprido os termos de aditivo assinado em 2019, que previa a realização de obras na zona rural.

Segundo a Copasa a ordem de serviço para a realização das obras de esgotamento sanitário em Areado, Bom Sucesso, Major Porto, Pilar, Pindaíbas e Santana de Patos, distritos pertencentes a Patos de Minas, foi dada em 15 de outubro de 2021, por tanto há três meses.

“Desde então, já foram implantados 1.180 metros de redes coletoras em Pilar e 200 metros em Santana de Patos. Em Major Porto e Bom Sucesso foram montados os canteiros de obras. Em Pindaíbas e Areado os serviços serão executados à medida que as construções anteriores estiverem prontas”, diz a nota.

A empresa justifica ainda que o período chuvoso tem dificultado o trabalho. A previsão é que todas as obras, orçadas em aproximadamente R$11,5 milhões, sejam concluídas em um período de até 18 meses.

A Copasa também falou sobre a denúncia de que não estaria tratando o esgoto, uma vez que boa parte das elevatórias, que levam o esgoto para a estação de tratamento, foram alagadas pelas enchentes em Patos de Minas.

“Em relação aos vídeos e comentários que circulam nas redes sociais sobre a interrupção da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Patos de Minas, a Copasa esclarece que algumas de suas elevatórias foram paralisadas em decorrência da inundação, mas parte das unidades permanece em funcionamento. Além disso, o esgoto que chega à estação por gravidade também está recebendo tratamento. Pautada pela ética, transparência e respeito à sociedade, a Copasa repudia qualquer fato inverídico disseminado e reforça que a criação e o compartilhamento de fake news é crime”.

Isenção para imóveis atingidos pelas chuvas

Copasa e a Copanor anunciaram nesta terça-feira (18/01) condições de isenção de pagamento das contas de água e esgoto para imóveis residenciais e comerciais, bem como para tamponamentos e religações.

Imóveis que desabaram e/ou que foram condenados pertencentes à todas as categorias

Haverá isenção da conta referente a janeiro/2022,. Nesses casos, haverá o corte do abastecimento e o cliente não precisará se preocupar, pois não receberá novas faturas. Os imóveis condenados e que passarem por obras poderão solicitar a religação sem custo.

Imóveis interditados temporariamente que pertencem à categoria Social

Haverá isenção da conta referente janeiro/2022, e para a referência fevereiro/2022 o cliente poderá solicitar parcelamento, em até 12 vezes, com desconto de 50% dos juros.

Imóveis atingidos, mas que continuam em condições de uso/moradia, pertencentes à categoria Social

Haverá isenção da conta referente a janeiro/2022.

Imóveis atingidos, mas que continuam em condições de uso, pertencentes à categoria Comercial

Isenção do faturamento do volume até 10 m³ de água da conta referente a janeiro/2022, além disso, se o cliente tiver parcelamento vigente, haverá suspensão do pagamento por dois meses, sem cobrança de juros ou encargos, retomando a cobrança em março/2022.