O mês de janeiro começou com aumento no talão da Copasa para os consumidores de Patos de Minas. As contas que começaram a chegar no mês de Janeiro trazem um reajuste de mais de 12% na Tarifa de Esgoto. O aumento ocorre mesmo após o prefeito Luís Eduardo Falcão anunciar que vai romper o contrato com a Companhia de Saneamento.

O reajuste, no entanto, estava programado. No final de 2020, a direção da Copasa informou o início da cobrança pelo tratamento do esgoto. Até então, segundo a Companhia, os patenses pagavam apenas pela coleta. Em Janeiro de 2021, o percentual da Tarifa de Esgoto passou a ser de 33% do valor da água. Em julho de 2021, esse percentual dobrou e passou a ser de 66% do valor da água.

Agora, no último estágio de cobrança, o valor da Tarifa de Esgoto passou a ser de 74% do valor que é cobrado pela água. Esse percentual estava programado para chegar a 100% do valor da água, mas no ano passado a Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto – Arsae – unificou as cobranças pela coleta e tratamento de esgoto e estabeleceu o limite máxima de 74% do valor da água para a cobrança do serviço de esgoto.

Questionada sobre o reajuste, a Copasa se limitou a dizer que cumpriu o que foi estabelecido pela agência reguladora. “A Copasa esclarece que, no processo de revisão tarifária conduzido pela agência reguladora, foi determinada a unificação das tarifas de esgoto aplicadas a todos os cidadãos do Estado atendidos pela companhia”, informou

A Copasa vem sofrendo duras críticas em Patos de Minas e é acusada de não cumprir o contrato, assinado com a Prefeitura de Patos de Minas no final de 2008. O relatório final da CPI instalada na Câmara Municipal afirmou que a Copasa não trata o esgoto de diversos bairros de Patos de Minas. Na área rural, a Companhia nem começou as obras previstas no contrato.

Com as chuvas que atingiram Patos de Minas, a Copasa teve as elevatórias alagadas, já que foram construídas em áreas de inundação. Ambientalistas alegam que nesse período, a Companhia não fez o tratamento de esgoto na cidade e continuou cobrando normalmente como se tivesse feito.

O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que vai romper o contrato com a Companhia. Em entrevista ao Programa Contraponto do Patos Hoje, ele informou que a Advocacia do Município está preparando a documentação para anunciar o rompimento do contrato.