A Copasa vai realizar nova licitação para a construção do Centro de Educação Ambiental, no Parque Municipal do Mocambo. O anúncio foi feito pela superintendente da Companhia em Patos de Minas, Cristiane Carneiro, durante comemorações da Semana da Água. O edital do processo licitatório já foi publicado no Diário Oficial.

O Centro de Treinamento e Educação Ambiental já era para estar pronto há anos. O projeto incluindo salas multiuso, auditórios, laboratórios e espaço para Ongs do município foi apresentado em 2018. Os recursos para a custear a obra, que na época foram orçados em cerca de R$ 1 milhão, foram garantidos por uma Portaria da Arsae que determina a destinação de 0,5% do orçamento da Copasa para propostas de educação ambiental.

Com o projeto aprovado, as obras tiveram início no interior do Parque Municipal do Mocambo, no espaço onde funcionava o mini zoológico. Mas a obra parou e chegou a ser alvo de denúncias de abandono por parte de ambientalistas. A expectativa é de que agora, a construção do CEAM seja finalmente concluída.

Cristiane Carneiro informou que o projeto está em fase de licitação das obras, com valor estimado de R$ 3.700.000,00. Os recursos são oriundos do Programa Pró-Mananciais da Copasa, sob a coordenação e gerenciamento do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos).

As empresas do ramo da construção civil e empreiteiras interessadas têm até o dia 10 de abril para apresentarem suas propostas. Segundo o edital do certame, os envelopes das propostas orçamentárias serão abertos no dia 11 de abril de 2023, na sala de pregão eletrônico da Copasa, em Belo Horizonte.