O Centro de Treinamento e Educação Ambiental de Patos de Minas – CEAM – já era para estar pronto e funcionando. Mas uma visita ao local reservado para a construção no interior do Parque Municipal do Mocambo mostra que a realidade é outra. A obra foi abandonada ainda no início e está longe de ser disponibilizada para a população.

O projeto para a construção do CEAM foi apresentado em 2018. O espaço deveria contar com salas multiuso, auditórios, laboratórios e espaço para Ongs do município. Os recursos para a custear a obra, em torno de R$ 1 milhão, foram garantidos por uma Portaria da Arsae que determina a destinação de 0,5% do orçamento da Copasa para propostas de educação ambiental.

Com o projeto aprovado, as obras tiveram início no interior do Parque Municipal do Mocambo. O espaço reservado era onde funcionava o mini zoológico. Cerca de quatro anos depois, nada do que estava previsto foi feito. Em visita ao local na manhã desta quarta-feira (13), o ambientalista Ivanildo Alves relatou uma situação de abandono.

Ferragens que foram adquiridas para a obra estão abandonadas. O mato toma conta do lugar. Ivanildo cobrou um posicionamento da Copasa. Ele lembrou que o dinheiro destinado para a obra pertence à população patense, uma vez que está incluído nos custos da Companhia e garantidos por portaria da Arsae.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa e recebeu a seguinte resposta: “A Copasa informa que está mobilizada para agilizar a construção do Centro de Educação Ambiental (CEAM) de Patos de Minas e trabalha na atualização orçamentária para publicação de licitação. A estimativa é que no próximo mês de agosto o edital para contratação das obras seja publicado.

A Companhia esclarece que as intervenções foram paralisadas devido à rescisão contratual com a primeira empreiteira contratada, em decorrência de uma punição por processo administrativo.