A Rede Coop Patos de Minas, que reune 13 cooperativas e entidades do município, realizou a entrega de 2.845 testes rápidos de Covid-19 para a Prefeitura.  A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) com a presença dos representantes das cooperativas e do prefeito Luís Eduardo Falcão.

Os testes rápidos serão usados nas unidades básicas de saúde para tornar mais eficiente o processo de testagem e identificação das pessoas contaminadas. A partir da descoberta dos positivos, a Prereitura e o Unipam vão fazer um monitoramento através de uma central. A intenção é evitar que as pessoas infectadas continuem espalhando o vírus.

O Projeto surgiu através de uma iniciativa da Agência para o Desenvolvimento de Patos de Minas – ADESP – e envolveu toda a Rede Coop, que é formada pelo SicoobCredicoopa, CCGC, Cemil, Coopatos, Cooperal, Cooperpluma, Fecoagro Leite Minas, Frigopatos, SicoobCredipatos, Sicred, Suinco, Unicred e Unimed Patos de Minas, além de entidades parceiras como a CDL. Segundo o presidente da Adesp, Walter Soares, ao serem procuradas para contribuir, as entidades aceitaram de pronto.

O vice-presidente da Coopatos, Gilberto Cunha, ressaltou a importância da junção de esforços para controlar a pandemia e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. O presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, também participou da solenidade e reforçou a disposição das entidades em estarem juntos com o poder público no combate à pandemia.

Já o presidente do Sicoob Credicoopa, Ronaldo Siqueira, ressaltou a importância dos testes rápidos para diagnosticar os infectados o quanto antes e evitar que eles continuem espalhando o vírus. Ele ressaltou que a Rede Coop está disposta a participar de outras iniciativas, contribuindo inclusive com a aquisição de vacinas.

O prefeito Luís Eduardo Falcão agradeceu o apoio que tem recebido dos mais diversos setores da sociedade patense e reforçou a importância dos testes rápidos para o controle da doença. Ele salientou que pretende abrir ainda esta semana, em parceria com o Unipam, uma central de monitoramento para acompanhar as pessoas infectadas para evitar que elas continuem espalhando o vírus.