Os consumidores patenses podem ir preparando o bolso. A partir do mês de março a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) assume o esgoto da cidade e já vai começar a cobrar pelo serviço.

Diretores da COPASA passaram a tarde de quarta-feira (04) na sede da Prefeitura em reunião com a comissão formada para avaliar o contrato de concessão com a empresa. Durante o encontro, eles acertaram detalhes para que a Companhia assuma o serviço de esgoto.

O contrato de 30 anos prevê que, além do abastecimento de água tratada que já existe, a COPASA assuma também a coleta e tratamento de esgoto. A estação de tratamento será construída no futuro, mas a coleta já começa a partir do próximo mês.

Assim que começar a cuidar do esgoto, a COPASA também vai iniciar a cobrança da Tarifa de Esgoto. De acordo com o gerente distrital da Companhia, Roberto Bretãs, no início os consumidores vão pagar 40% do valor que é pago pela água. Quem paga R$ 50,00 no Talão de Água, por exemplo, vai pagar mais R$ 20,00 referente à Taxa de Esgoto.

Esse valor vai aumentar de acordo com a evolução do serviço prestado. Quando a Estação de Tratamento estiver pronta e o esgoto estiver sendo tratado, a COPASA poderá cobrar até 60% do valor que é pago hoje pela água.

O contrato com a COPASA foi assinado no final do ano, mas a administração municipal quer rever algumas cláusulas e tentar melhorar as vantagens para o município. Nos próximos dias, a prefeita Béia Savassi vai a Belo Horizonte tentar aumentar o valor da indenização pela rede de esgoto e prorrogar o prazo de início da cobrança da Tarifa de Esgoto.