O Conselho Municipal de Segurança Pública –CONSEP da região central e a Polícia Militar lançaram na manhã desta terça-feira (24) o Projeto Segurança On-line. O objetivo é aumentar a vigilância por parte dos comerciantes do centro, estreitando o canal de comunicação entre o policiamento do setor e a comunidade, possibilitando a diminuição do tempo de deslocamento da unidade policial para a avaliação de situações suspeitas.

Através do Projeto Segurança On-line, os comerciantes serão cadastrados e poderão fazer chamadas emergenciais por canais como mensagens de texto, e-mails e ligações diretas com os policiais do setor, sem ter que passar pelo 190. Este tipo de ligação só deverá ser feita em casos de emergência.

Ao avistar uma situação de perigo, o comerciante acionará uma tecla de discagem rápida. O Policial que receber o contato poderá identificar de onde partiu a ligação sem ter que atender o telefone, podendo acionar a unidade que estiver mais próxima. Com esta parceria, PM e comerciantes poderão agilizar o atendimento e até mesmo evitar a ocorrência de crimes.

O Projeto Segurança On-Line foi apresentado na manhã desta terça-feira em uma reunião no auditório da CDL. O presidente do CONSEP Centro, Aurélio Rocha, disse que a medida poderá proporcionar uma redução na criminalidade no centro da cidade. Os comerciantes também aprovaram a ideia.