Na abertura da reunião que foi realizada em Major Porto, o presidente do CONSEP Moacir Antônio de Azevedo, relatou os problemas ocorridos na região referentes à segurança pública. O Destacamento de Policia Militar de Major Porto hoje atende uma grande demanda, compreendida entre os distritos de Pindaíbas, Areado, Bom Sucesso, Quintinos, Major Porto e comunidades circunvizinhas.

Cabo Porto agradeceu aos presentes, ressaltou a sua disponibilidade em atender aos cidadãos e relatou as dificuldades encontradas devido à grande área atendida pelo Subdestacamento. Segundo o policial, a viatura chega a percorrer cerca de 400Km diários.

A Capitão Marisa informou da chegada do Soldado Rocha, que irá propiciar um melhor policiamento, disse que irá disponibilizar uma moto para o policiamento do distrito de Major Porto, assim, acredita em um policiamento mais efetivo. Alertou que o cidadão deve ser parceiro da Policia Militar, utilizando o disk 190 para denunciar a prática de delitos ou a existência de algo que cause estranheza.

A Capitão Marisa apresentou aos moradores o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”. O projeto que se iniciou em Belo Horizonte aponta decréscimo de até 64% em algumas modalidades criminosas. Ela explicou que no projeto “os vizinhos se unem, cobram, planejam ações e criam uma forma de atuação”. O programa consiste em chamar a atenção do cidadão para sua responsabilidade de acordo com o Artigo 144 da Constituição Federal, que diz: "Segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos".

Outro assunto relatado foi as condições precárias que se encontram as casas dos policiais militares. A Vereadora Dalva Mota questionou a falta de apoio público nas ações nos distritos. Ela acredita que o Executivo deveria apoiar mais as questões referentes à segurança pública. A comunidade por sua vez para não perder os benefícios acaba se mobilizando para realizar o trabalho que deveria ser realizado pelo Poder Público. Vê-se uma inversão de papel, os recursos públicos sendo mal aplicados, não contemplando as questões básicas como saúde, educação e segurança.

No final da reunião o Presidente do CONSEP, Moacir, agradeceu a presença de todos e se reuniu com os presidentes dos Conselhos Comunitários para colher sugestões com o objetivo de angariar recursos para as reformas das casas dos policiais.

A reunião contou com as presenças da Capitão Marisa Cunha Nunes Rios, Vereadora Dalva Mota,Sargento Dorivaldo, Cabo Porto, Cabo Joel, Soldado Rocha, Cabo Batista, Moacir Antônio Azevedo (Presidente do CONSEP Major Porto), Conceição (Presidente CDC Bom Sucesso), Simeon Mota (Presidente do CDC de Areado), João Batista (Presidente CDC de Santa Maria), Nascimento (Presidente CDC de Horizonte Alegre), Denis (Presidente CDC de Major Porto), Marta (Presidente CDC de Vertentes). Carlos Coimbra (Diretor da Escola Estadual Major Mota), Lucimar (Diretora da Escola Municipal Jeremias Francisco de Paula), Meire (Diretora da Escola Estadual Arlindo Porto), Rani Cássia (Diretora da Escola Municipal Major Augusto Porto), membros do CONSEP e moradores das comunidades pertencentes à área de cobertura do Subdestacamento da Policia Militar de Major Porto.