Ficou para o próximo mês, a avaliação da proposta de expansão da Universidade Federal de Uberlândia. A decisão afeta diretamente os estudantes de Patos de Minas e Monte Carmelo, as duas cidades que estão na eminência de receber os Campi da UFU. A expectativa é grande, mas eles vão ter que esperar um pouco mais.

A criação dos novos Campi faz parte do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), criado em 24 de abril de 2007 por meio do Decreto nº 6.096, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Reuni tem como principal objetivo dar condições para que as universidades federais no Brasil promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior.

O processo de instalação dos dois novos Campi de Patos de Minas e Monte Carmelo está em fase adiantada. O Ministério da Educação já aprovou inclusive a contratação de professores e profissionais da área administrativa. A prefeitura vai ceder a estrutura física até que a sede própria seja construída. Dois empresários teriam se disponibilizados a doar terreno para fazer a obra.

A instalação do Campus da UFU na cidade, no entanto, depende da aprovação do Conselho Universitário. Uma nova reunião foi marcada para o dia 07 de maio. Os patenses vão ficar na expectativa.