A segunda e a terça-feira de Carnaval (15 e 16) são consideradas pontos facultativos. Nessas datas, fica a cargo das empresas de Patos de Minas abrir as portas ou não. Com a suspensão do ponto facultativo pelo prefeito Luís Eduardo Falcão e pelo governador Romeu Zema, os órgãos públicos ligados à Prefeitura e ao Estado de Minas Gerais funcionarão normalmente. Já os bancos não abrirão nem na segunda, nem na terça-feira.

O presidente do Sindcomércio, Eduardo Soares, explica que não há feriado de Carnaval em Patos de Minas. Em vez disso, na segunda-feira, será celebrado o Dia do Comerciário - oficialmente, essa data é comemorada em 30 de outubro. “Por Convenção Coletiva de Trabalho, temos negociado que o empresário, de forma facultativa, possa utilizar a segunda-feira de Carnaval para comemorar o dia do Comerciário”, afirmou Soares.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio (SINDEC), Ascendino César, a empresa que abrir na segunda-feira terá que pagar o funcionário em dobro ou dar uma folga dentro de 90 dias. Em relação à terça-feira, não há qualquer limitação para o funcionamento das empresas, mas a recomendação é que os estabelecimentos se utilizem do ponto facultativo para compensar as horas extras trabalhadas durante as comemorações de fim de ano.

“Os bancos não vão abrir, e certamente o fluxo de pessoas nas ruas será mínimo. Por isso, sugerimos que façam compensação com 8 das horas extras acumuladas no banco de horas”, recomendou o presidente do SINDEC.

Em razão da pandemia causada pela Covid-19, muitos estados e municípios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles. Foi o caso do prefeito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que suspenderam os pontos facultativos do Carnaval devido à pandemia de Covid-19. Com isso, os servidores públicos ligados à Prefeitura e ao Estado vão trabalhar normalmente na segunda e na terça-feira. O CEASA de Patos de Minas também abrirá.

Já a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que, devido a uma resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados está mantido e, nos dias 15 e 16 - segunda e terça-feira de carnaval -, não haverá atendimento ao público nas agências. Já na Quarta-feira de Cinzas (17), o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Com a não realização dos sorteios e o fechamento dos bancos, a tendência é que grande parte das casas lotéricas também não abram na segunda e na terça-feira. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).