Em virtude do desalojamento de dezenas de famílias, a Prefeitura Municipal criou o Centro de Arrecadação de Ajuda Humanitária Permanente de Patos de Minas. Várias famílias perderam tudo por causa das enchentes e precisam da ajuda da população. Nossa reportagem esteve em um dos centros de arrecadação e conversou com os responsáveis a respeito do recebimento e distribuição das doações que chegam.

A sociedade de Patos de Minas também é conhecida pela solidariedade. Em várias ocasiões, a população se une para ajudar as pessoas que precisam. Na situação em que a cidade está vivendo em razão das intensas chuvas o sentimento não é diferente. As doações de produtos de higiene, materiais de limpeza, roupas, cobertores água entre outros materiais não param de chegar.

De acordo com a Diretora de Proteção Social Básica, Fernanda Fonseca, as doações estão sendo recebidas a todo momento. Fernanda explicou que uma central foi montada para monitorar as famílias e ver a necessidade de cada uma. Há também uma central do banco de alimentos onde será montado um plano de ação para que, quando as famílias retornarem para suas casas, elas não fiquem sem suporte básico.


Segundo Adriana Borges, Diretora de Segurança Alimentar, todo o material que está chegando no centro de triagem está sendo catalogado e separado para que os responsáveis tenham um controle. Além de alimentos, as pessoas estão doando muitas roupas, roupas de cama e todo esse material está sendo levado para uma lavanderia antes de ser direcionado para as famílias que estão precisando. Segundo Adriana, embora as doações estejam acontecendo o tempo todo, ainda é preciso arrecadar mais em virtude da demanda de pessoas que precisam, principalmente água, materiais de higiene e limpeza.


Muitas pessoas também decidiram doar dinheiro por meio da chave pix. De acordo com a Prefeitura Municipal, até o momento foram arrecadados quase R$20 mil.

Para doar as pessoas podem procurar os seguintes pontos de arrecadação:

Secretaria de Desenvolvimento Social – Cristavo.

Procon/Semed – Prédio do antigo Fórum

15º BPM – Bairro Céu Azul

12ºBBM – Bairro Jardim Paulistano

Quem quiser doar por meio do pix, a chave é CAAHP@PATOSDEMINAS.MG.GOV.BR