Um comerciante de Patos de Minas conseguiu registrar imagens impressionantes nesta sexta-feira (15). As fotos realizadas com o aparelho celular mostram o cone do redemoinho, típico de um tornado. As fotos foram registradas na Avenida Marabá, no Bairro Alto da Serra, pelo comerciante Leonardo Nunes Carvalho.

O registro aconteceu por volta das 16h10. De acordo com Leonardo, estava trabalhando em seu sacolão quando percebeu o fenômeno. Ele contou que tentou fazer um vídeo, porém infelizmente a bateria chegou ao fim. Ele explicou que chovia na hora do registro e o fenômeno aconteceu nas proximidades do Centro de Convenções do UNIPAM.

E o fenômeno não ficou restrito apenas ao perímetro urbano. Adriano Camargo, morador do distrito de Pindaíbas, também conseguiu registrar o tornado com seu aparelho celular. Além de fotos, ele também gravou um vídeo assustado com o redemoinho que, quando alcança a terra, costuma deixar estragos.

De acordo com o Mundo Educação, o tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade.

A palavra tornado é originária do termo espanhol “tornada”, que significa tempestade. O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes, como por exemplo, destruição de casas.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.

Algumas regiões são mais propícias para a formação de tornados, pois apresentam aspectos favoráveis para a ocorrência desse fenômeno. Entre essas regiões podemos destacar a parte central dos Estados Unidos, e alguns países da América do Sul como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.

De acordo com o Clima Tempo, para o sábado (16), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. No domingo (17), a revisão é de Sol com algumas nuvens, chovendo rápido durante o dia e à noite. O Corpo de Bombeiros faz um alerta para temporais nesta época do ano.