O comando da 10ª Região da Polícia Militar reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (18) para apresentar o balanço do Carnaval 2010 na área da segurança pública. Houve crescimento em alguns dados com relação ao ano passado, mas as ocorrências de maior gravidade apresentaram redução. O resultado foi comemorado pela corporação.

Durante os cinco dias de folia, o comando da 10ª RPM destacou uma média de 500 policiais para fazer a segurança diária dos foliões, utilizou 110 viaturas e realizou 271 operações. O trabalho terminou com o registro de 2.057 ocorrências. 351 pessoas foram presas e 85 menores infratores apreendidos.


Em Patos de Minas, o destaque foram as tentativas de homicídio. Foram cinco registros este ano. No ano passado não foram registradas tentativas de homicídio. Em compensação, não houve homicídios na região durante o Carnaval, enquanto que, em 2009, uma pessoa foi assassinada durante a folia.

O número de acidentes no perímetro urbano apresentou crescimento. 67 acidentes foram registrados pela Polícia Militar durante o Carnaval deste ano. Um acréscimo de mais de 100% com relação a 2009 que registrou apenas 31 acidentes. Por outro lado, os acidentes foram de menor gravidade.

Nos 1.503 quilômetros de rodovia sob responsabilidade da 10ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito foram registrados 10 acidentes. Dois a mais que em 2009, mas o número de vítimas diminui 30%, de 10 para 7. Na BR 354, que registrou um tráfego de 6 mil veículos por dia, apenas um acidente, de um motociclista que cochilou e atravessou o balão, foi registrado.

Apesar do alerta da PM Rodoviária, 25 pessoas ainda foram presas por conduzirem veículos sob efeito de álcool. Outras 22 pessoas foram flagradas conduzindo veículo sem possuir carteira de habilitação. 329 pessoas foram autuadas, quase três vezes mais que em 2009.

No setor de meio ambiente, a Polícia Militar prendeu duas pessoas e apreendeu 71 redes, uma tarrafa, 47 carretilhas e quase 20 quilos de peixes fora do tamanho especificado pela legislação. O comandante da companhia, Major Campos, comemorou o resultado, principalmente o setor de trânsito. Não houve acidentes com vítima fatal.

Os números foram comemorados também pelo comando do 15º BPM. De acordo com o tenente Coronel Elias, a redução no número de furtos qualificados de 45 em 2009 para 31 este ano e de assaltos, de 7 em 2009 para dois esta ano, mostra que a cidade teve um carnaval mais tranquilo este ano.

O comandante da 10ª RPM, Coronel Marco Aurélio, enfatizou o trabalho da imprensa em divulgar as informações relativas à segurança pública e destacou que o trabalho da Polícia Militar deverá continuar.