O surto de coronavírus no Presídio de Patos de Minas é preocupante e os policiais penais estão sofrendo com os riscos de infecção. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou na tarde desta segunda-feira (01) que, conforme o levantamento das 10h00, foram confirmados 24 presos com diagnóstico positivo para a covid-19 no Presídio de Patos de Minas I - Sebastião Satiro e dois policiais penais.

E a situação para os cerca de 130 policiais penais que trabalham na unidade está muito preocupante. Além do ambiente já estressante, eles correm risco de serem infectados. Neste momento, dois servidores da unidade prisional estão com testes confirmados para a covid-19. Eles se encontram afastados de suas atividades laborais.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Sejusp, todos os custodiados confirmados para covid-19 estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença e cumprem período de quarentena dentro da unidade prisional, acompanhados pela equipe de saúde do presídio. A ala em que se encontram foi isolada e desinfectada.

A Assessoria explicou que, em caso de necessidade de atendimento emergencial e transporte de detento confirmado para unidades de saúde, o custodiado utiliza equipamentos de proteção individual e é acompanhado por policiais penais igualmente protegidos, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde para evitar a contaminação. Por motivos de segurança, detalhes sobre o transporte de internos não são informados.

No momento, as visitas presenciais estão suspensas, respeitando os protocolos de Saúde, até que haja segurança para todos os envolvidos: servidores, custodiados e familiares. Vale destacar que as visitas virtuais realizadas por meio de chamadas de vídeo e as ligações telefônicas continuarão a ser realizadas.

A Secretaria também informou que a admissão de novos presos no Presídio de Patos de Minas I está temporariamente suspensa. Novos presos na 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Patos de Minas, têm ingressado no sistema prisional pela Penitenciária de Patrocínio I que, no momento, assume a função de porta de entrada.

Nós questionamos se haveria a possibilidade de colocar os presos em regime domiciliar e recebemos a resposta de que decisões sobre regimes domiciliares competem à Justiça. O Depen-MG apenas cumpre as determinações judiciais. Desde o início da pandemia, diversas medidas vêm sendo adotadas para evitar a propagação do coronavírus.