O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou nesta quarta-feira (26), em Patos de Minas, as linhas de financiamentos para os empreendedores do Agronegócio Mineiro. O evento contou com a participação do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e diversas autoridades. As regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro foram as que mais movimentaram o crédito disponibilizado no último plano Safra.
Ao todo, R$1,4 bilhão foi disponibilizado como linha de crédito para todo o estado, nesta Safra 2024/2025, o que representa um aumento de 15% em comparação com o último disponibilizado. Empresas localizadas nas regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro foram as que mais movimentaram créditos liberados na última safra.
Segundo o BDMG, os financiamentos contratados pelos empreendedores do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, no plano Safra 2023/2024 somaram R$456,6 milhões, sendo destinados para iniciativas, como: compra de máquinas e insumos, comercialização de café, armazenagem, entre outros projetos.
Dentro do plano Safra 2024/2025 também estão disponíveis linhas de crédito voltadas para produtores que foram castigados com o período de estiagem, que bateu recorde este ano em todo o país. “Nós chegamos à conclusão de que não basta dar o crédito, nós temos que capacitar os nossos agricultores para uma agricultura mais regenerativa. Nós estamos buscando linhas para irrigação”, disse Gabriel Viégas, Presidente do BDMG.
O produtor rural interessado em alguma linha de crédito, deve entrar em contato com sua cooperativa. Os recursos já estão disponíveis.