A Santa Casa de Misericórdia foi inaugurada na manhã deste sábado (07) em Patos de Minas. A solenidade contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Prefeito Luís Eduardo Falcão, do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti entre outras autoridades. A Santa Casa de Misericórdia nasceu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fepam e a Associação Beneficente Dr. Paulo Borges.

A Santa Casa de Misericórdia já começa a funcionar nessa próxima terça-feira (10). De acordo com o Prefeito Luís Eduardo, a unidade irá atender Patos de Minas e outros 33 municípios de toda a região. Segundo ele, a saúde de Patos de Minas terá um grande avanço com o início dos trabalhos na Santa Casa. Lembram do suspense que o chefe do executivo fez no início da semana? Então, era a inauguração do local.

O Governador Romeu Zema esteve na cerimônia e disse que o estado irá contribuir com quase R$11 milhões em equipamentos para a Santa Casa. Ele disse ainda que hospitais públicos são melhores quando geridos por organizações sociais. O Governador ressaltou o crescimento da cidade e, em relação a vacinação da Covid-19, ele disse que Minas Gerais está avançando e que está otimista com o trabalho do prefeito em Patos de Minas.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, disse que a Santa Casa já está com profissionais qualificados e prontos para receberem os primeiros pacientes fora da ala Covid-19. Segundo ela, serão 22 leitos em um primeiro momento, sendo 10 UTIs e 12 clínicos. Ela explicou também que está bastante otimista com o avanço da saúde em Patos de Minas. O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, falou sobre o dinheiro investido na Santa Casa pelo estado. Segundo ele, serão R$10.750,00 milhões em equipamentos que serão enviados para a unidade por meio de um convênio.

O Presidente da Santa Casa e da Associação Beneficente Dr. Paulo Borges, Marcos Antônio Nasser de Carvalho, enalteceu a parceria entre a associação e a Fepam, entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas. Segundo ele, o sonho da Santa Casa em Patos de Minas só foi possível graças a junção de esforços tanto das entidades quanto do poder público municipal. Paulo Vinícius Piva Hartmann, presidente da Fepam disse que além de um passo gigante para o avanço da saúde de Patos de Minas, a Santa Casa também servirá para o futuro de estudantes da área da saúde do Unipam.

Segundo ele, projetos de pesquisa e extensão poderão ser desenvolvidos pelos alunos no local. A Santa Casa de Misericórdia ainda irá receber uma ampliação de mais andares e em breve receberá mais leitos.