Os alunos estudaram e receberam o diploma em escola que eles mesmos ajudaram a construir.

Foi uma noite especial para a Apac de Patos de Minas. A Associação que oferece um sistema diferenciado para o cumprimento de pena, realizou a formatura dos primeiros concluintes do Ensino Médio. Os alunos estudaram e receberam o diploma em escola que eles mesmos ajudaram a construir.

A Apac de Patos de Minas já conta com 60 recuperandos. São pessoas condenadas pela Justiça pelo cometimento de algum crime e que, por bom comportamento, ganharam o direito de cumprir a pena no local. Mas não pense que é uma regalia. É apenas uma chance maior de crescer e de pensar no futuro enquanto prestam contas com a Justiça.

"Na Apac, eles tem horário pra deitar e pra levantar. Os recuperandos trabalham e contribuem com a sociedade como tem ocorrido na recuperação de ruas, reparos em prédios públicos e praças", explica o presidente Hugo Leonardo Messias. E eles também estudam. O Adair Gonçalves, o Pedro Duque da Cruz, o Tiago de Pádua Reis Carolino e o João Paulo Vieira Santiago apostaram nos estudos e conseguiram realizar um sonho que antes parecia distante, a conclusão do ensino médio.

A solenidade de entrega dos diplomas realizada na noite dessa sexta-feira (12) no auditório da Apac foi marcada pela emoção. Diretores e os professores que acreditaram na capacidade de recuperação do ser humano relataram histórias construídas ao longo da caminhada, que não deve parar por aqui. Os estudantes da Apac já começam a pensar a agora na faculdade.

A Escola da Apac é um braço da Escola Estadual Professor António Dias Maciel. Além dos quatro alunos que receberam o diploma, também concluíram o ensino médio Alexandre Alves Ferreira, Lucas Nunes Soares, José Geraldo Rosa da Silva. Eles foram transferidos e por isso não participaram da solenidade, que a partir de agora deverá ocorrer com mais frequência na Apac de Patos de Minas.