V ídeos enviados pelo leitor Jefferson Júnio, através do Whatsapp, mostram que não está sendo nada fácil o desafio de limpar a Lagoa Grande.  Nesta quarta-feira (23), cinco servidores foram para o local para retirar o mato que toma conta de grande parte da lagoa. Dentro d’água, alguns estão arrancando o mato com as mãos enquanto outros usam enxada para fazer a capina. O trabalho não tem data para terminar.

Os servidores disseram que serão necessárias mais pessoas para fazer o trabalho. “Poucos animaram a encarar”, afirmaram. Com a água chegando ao joelho e sem equipamentos de proteção, eles estão arrancando o mato que é colocado em uma canoa. Em seguida, a canoa é arrastada até a margem onde o material é despejado. Só depois a sujeira é colocada no caminhão para ser jogada fora.

Outro servidor trabalha nas áreas com menos água fazendo a capina. E o serviço não deve ficar pronto nos próximos dias. “Nós paramos hoje (23) e vamos voltar só na segunda-feira (28), por causa do recesso do natal”, informou. Eles pediram mais pessoas para trabalhar no local. “O mato pode até crescer de novo se demorar muito tempo”, falou outro servidor.

O trabalho de limpeza foi exigido pela Copasa para que a lagoa recebesse o espelho d’água. Isso deve evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro, além de melhorar o visual. Os servidores disseram que da forma que está sendo feita não há como precisar uma data para concluir a retirada do mato. “Vai gastar um bom tempo”, ressaltaram os servidores.

Autor: Farley Rocha