Em um clássico eletrizante, o Cruzeiro venceu o Atético-MG por 3 x 1, na tarde deste sábado, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. o time celeste teve que lutar muito e os gols foram marcados pelos zagueiros Gil e Leonardo Silva e pelo meia Roger, que fazia sua estreia com a camisa estrelada. Para o arquirrival, marcou Jairo Campos.

Na “Era Adilson Batista” que começou em janeiro de 2008, foram disputados 12 clássicos com nove vitórias estreladas, dois empates e apenas uma derrota. O único revés neste período aconteceu quando o comandante celeste escalou um time com jogadores reservas, às vésperas da final da Copa Santander Libertadores 2009.

Com o resultado, o Cruzeiro assumiu a vice-liderança com 12 pontos e está a apenas um do Democrata-GV, líder com 13. Já o Atlético-MG permaneceu na sexta posição com seis pontos em cinco partidas.



Disputando duas competições simultaneamente, o técnico Adilson Batista tem optado por mesclar o time na disputada do Campeonato Mineiro. Porém, para enfrentar o rival, o comandante celeste mandou a campo a força máxima do Cruzeiro. A equipe foi formada no tradicional 4-4-2.

Já o técnico do Atléitco-MG Vanderlei Luxemburgo alterou o esquema do seu time. Ele sacou o atacante Obina para colocar o armador Renan Oliveira, alterando o time do 4-3-3 para o 4-4-2.

As duas equipes entraram ao mesmo tempo pelo túnel central do Mineirão e com a camisa que pedia paz no futebol mineiro.

Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para a disputa da Copa Santander Libertadores. na próxima quarta-feira, às 19h 30, o time estrelado enfrenta o Colo-Colo do Chile, no Mineirão, pela segunda rodada da competição mais importante do continente.

O jogo

A partida começou com uma bela jogada do ataque celeste. Em contra-ataque, Gilberto virou o jogo da esquerda para a direita para Thiago Ribeiro. O velocista rolou para Jonathan que cruzou para o camisa 10 cabecear por cima do gol de Carini.

Melhor postado em campo, o Cruzeiro seguiu envolvendo o adversário com jogadas rápidas no ataque. Aos 3 min, Henrique rolou para Kleber na entrada da área. Esperto, o Gladiador dominou e bateu de bico, a bola passou com muito perigo à direita do gol.

O Atlético-MG começou a levar perigo com as descidas do atacante Muriqui, que jogava aberto pela ponta direita. Neste período do jogo, o Atlético-MG teve seis escanteios seguidos a seu favor.

Aos 11 min, o Atlético-MG teve uma grande chance. Leandro lançou para Diego Tardelli no bico da área e o atacante atleticano, aproveitando a saída de Fábio, mandou por cima do goleiro celeste. Em uma recuperação fantástica, Leonardo Silva conseguiu tirar a bola em cima da área.

Três minutos depois, o Atlético-MG levou perigo novamente ao gol celeste, após lançamento longo. Muriqui recebeu no meio da área, colocou na frente e chutou forte, à direita do gol de Fábio.

Aos 17 min, Muriqui fez mais uma boa jogada pela direita. O atacante foi à linha de fundo, driblou Diego Renan e cruzou. A bola passou por toda a extensão da área com muito perigo.

Buscando neutralizar as jogadas do velocista adversário, Adilson Batista soltou Diego Renan para o ataque e encarregou Elicarlos para ficar no encalce de Muriqui.

Aos 20 min, Gilberto fez um belo lançamento para Diego Renan na esquerda. O lateral-esquerdo, livre, avançou ce cruzou para Kleber na área. O Gladiador, de costas para o gol, tentou o giro, mas foi travado pela zaga adversária.

Um minuto depois, Gilberto recebeu na entrada da área e tentou o chute. A bola bateu na zaga e saiu para a linha de fundo. Aos 22 min, após cobrança de escanteio de Gilberto, Gil completou para o gol de perna direita. A bola ainda bateu no lateral-esquerdo Leandro, antes de entrar e enganar o goleiro Carini.

Apesar do gol do Cruzeiro, a partida seguiu equilibrada e aos 28 min, o Atlético-MG empatou. Após cobrança de falta de Coelho na intermediária direita. Jairo Campos finalizou para grande defesa de Fábio. No rebote, o zagueiro equatoriano mandou para as redes.

O empate assustou um pouco o Cruzeiro. Aos 33 min, Elicarlos errou passe na defesa e a bola ficou com Muriqui. O atacante avançou e bateu por cima do gol, com perigo.

Após este lance, a partida voltou ao equilíbrio. O Atlético-MG passou a abusar das faltas para parar as jogadas ofensivas do Cruzeiro.

Na volta do intervalo, Adilson Batista sacou o lateral-esquerdo Diego Renan e colocou Pedro Ken. Com isso, o volante Marquinhos Paraná foi deslocado para a ala-esquerda.

Apostando na velocidade do atacante Muriqui, o Atlético tentava os ataques. Aos 3 min, Leandro e Muriqui tramaram boa jogada na esquerda. O velocista cruzou para Diego Tardelli, que completou para as redes. Mas o gol não foi validado, pois a arbitragem marcou impedimento do camisa 9 atleticano.

Aos 8 min, o Atlético-MG teve mais uma grande oportunidade. Renan Oliveira puxou contra-ataque e lançou para Muriqui. O veloz atacante saiu frente a frente com Fábio, mas na hora do chute, Leonardo Silva conseguiu o corte para linha de fundo.

Seis minutos depois, Muriqui perdeu outro gol feito. O atacante recebeu cruzamento da direita e tentou bater de primeira, mas a bola saiu fraca e Fábio fez boa defesa.

Aos 26 min, Adilson Batista promoveu a estreia do armador Roger, contratado pelo Clube no último dia 4. Ele entrou no lugar de Gilberto e mudou a partida.

Aos 37 min, Roger cobrou escanteio da esquerda e Leonardo Silva cabeceou com violência para o gol, sem chances para o goleiro adversário.

Aos 43, o golpe de misericórdia. Roger recebeu na intermediária e ampliou a vantagem com um belo chute no canto esquerdo superior de Carini.

ATLÉTICO-MG 1 X 3 CRUZEIRO

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro
Data: 20/02/2010 (sábado)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (MG)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público: 41.591 pagantes
Renda: R$ 988.227, 50
Gols: Gil aos 22 min e Jairo Campos aos 30 min do primeiro tempo; Leonardo Silva aos 37 min e Roger aos 43 min do segundo tempo.

Atlético-MG
Carini; Coelho, Werley, Jairo Campos e Leandro; Jonilson (Marques),Correa, Renan Oliveira (Obina) e Ricardinho (Júnior); Muriqui e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan (Pedro Ken); Elicarlos, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto (Roger); Kleber e Thiago Ribeiro (Bernardo).
Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos: Kleber (Cruzeiro); Leandro, Jonilson, Coelho e Jairo Campos(Atlético-MG)