A Polícia Militar contou com o apoio de cães farejadores para apreender drogas em duas ocorrências entre a noite de segunda-feira (08) e a madrugada desta terça (09) em Patos de Minas. Uma das ações ocorreu no Bairro Copacabana e envolveu três jovens, sendo dois menores infratores. Já a outra foi realizada no Bairro Itamarati e levou à prisão de uma mulher de 28 anos, que jogou as drogas que estavam em sua residência na casa da vizinha para tentar escondê-las.

A primeira ocorrência foi registrada por volta de 20h. Um adolescente de 14 anos relatou à Polícia que estava andando de bicicleta com alguns amigos na Rua Guarda Mor, no bairro Copacabana, quando foi surpreendido por três indivíduos que roubaram seu celular. Um dos autores foi reconhecido por uma testemunha como sendo G.E.F., de 17 anos. A equipe policial se deslocou até a residência do menor infrator e encontrou o aparelho celular.

Pouco depois, em rastreamento na procura dos demais envolvidos, a Polícia Militar deparou-se com três indivíduos no Beco José Miguel de Souza. Ao perceberem a aproximação dos policiais, eles tentaram fugir para os fundos do beco, mas acabaram abordados. Durante a busca pessoal, G.E.F. foi identificado, sendo com ele encontrado um pequeno tablete de maconha.

Questionado pela Polícia, o menor confessou ter furtado o celular em companhia dos outros dois abordados. Com o segundo jovem - W.L.O., com 18 anos de idade - foram encontrados vinte tabletes de maconha, devidamente embalados e prontos para a venda, além de um papelote de cocaína. Já J.G.M.P.G., de 16 anos, não portava nada de ilícito. Ele ficou envolvido apenas na autoria do furto do aparelho celular.

Com o apoio da equipe ROCCA – Ronda Ostensiva com Cães - foram encontrados quatro tabletes de maconha escondidos dentro de um guarda roupas da casa de G.E.F. O menor infrator foi conduzido à delegacia por uso e consumo de drogas, além do crime de furto. O autor W.L.O. também foi conduzido à delegacia pelos crimes de furto e tráfico de drogas. Já o menor J.G.M.P.G. foi envolvido apenas no registro de furto do celular.

Mais tarde, por volta de meia-noite desta terça-feira (19), a Polícia Militar realizou outra prisão por porte de drogas. A ação ocorreu em uma casa na Rua Mestre Sal, no Bairro Jardim Itamarati. Também com a ajuda de cães farejadores, os policiais localizaram um pé de maconha plantado no quintal da residência da Sra V.C.A., de 28 anos de idade.

Além disso, um dos cães sinalizou para a existência de resquícios de substância semelhante à maconha num canto do muro da casa, indicando que poderia haver entorpecentes do outro lado. Com isso, a Polícia pediu à vizinha - uma senhora de 76 anos de idade -  para passar os cães no seu quintal. Na busca, os militares localizaram quatro invólucros de plástico separados com tabletes de substância semelhante à maconha entre oos galhos de um arbusto.

Ao ser questionada pelos militares, V.C.A. admitiu que jogou a droga para o outro lado do muro quando a Polícia chegou e que a substância seria usada para ela “fumar de vez em quando''. Em um primeiro momento, porém, ela havia dito que não usava drogas. Como existiam denúncias relatando que a mulher está envolvida com tráfico, seu aparelho celular foi apreendido. V.C.A. já possuía passagens pela Polícia e inquérito por tráfico ilícito de drogas.

Com tudo isso, foi dada voz de prisão à V.C.A., que foi conduzida a Delegacia de Polícia Civil. A droga foi apreendida e também entregue na Delegacia.