A explosão que causou a morte de um homem de 32 anos em São Gotardo teria ocorrido após a vítima acender um cigarro. Funcionários trabalhavam com produto inflamável quando ele acionou o isqueiro no local. Domingos do Carmo da Silva sofreu queimaduras por todo o corpo. Outras três pessoas ficaram feridas. Para debelar as chamas, foram usados cerca de 15 extintores.

De acordo com a Agência Regional de Comunicação da 10ª RPM em Patos de Minas, por volta das 08h30, a Polícia Militar de São Gotardo foi acionada para comparecer na obra de reforma do Fórum Antônio Melgaço, na Av. Presidente Vargas, 595, Centro, onde teria ocorrido uma explosão seguida de incêndio em um dos cômodos. Uma pessoa já estava morta na obra.

No local, os policiais receberam informações de que funcionários realizavam a instalação de fórmicas em um banheiro, sendo aplicado cola nas paredes para instalar as fórmicas e, enquanto aguardavam a evaporação do produto, chegou ao local outro funcionário da obra que portava um cigarro em uma das mãos e um isqueiro na outra, sendo advertido e determinado que se retirasse do local. No entanto, segundo as informações obtidas pela Polícia Militar, a vítima colocou o cigarro na boca e acionou o isqueiro, ocasionando uma explosão seguida de incêndio.

Ainda segundo a Agência Regional de Comunicação da 10ªRPM, testemunhas acionaram o 190 e passaram a debelar o fogo utilizando extintores de incêndio do local. Foram utilizados cerca de 15 extintores. As chamas ocasionaram lesões fatais em Domingos do Carmo da Silva, 32 anos. Ele ficou com o corpo totalmente queimado.

Houve queimaduras em outras três vítimas. O funcionário, D.E.O, 42 anos, sofreu queimaduras de 1º grau no antebraço direito e orelha direita; D.L.S, 51 anos, teve queimaduras de 2º grau nos braços, antebraços, pescoço, lombar e face, permanecendo em observação no Pronto Socorro Municipal; e a jovem G.C.O.B.S, 22 anos, sofreu queimaduras de 1º grau na face e pescoço.

Os policiais receberam a informação ainda que uma das vítimas teria tentado retirar Domingos do local, contudo, devido à alta temperatura, não conseguiu. O local foi prontamente isolado, sendo acionada a perícia técnica da Polícia Civil, a qual realizou os seus trabalhos e posteriormente encaminhou o corpo da vítima fatal para o IML em Patos de Minas.