O chefe do Cartório Eleitoral, Gilson Bontempo dos Reis, presidiu o treinamento.
Para as quatro cidades abrangidas pelas zonas eleitorais com sede em Patos de Minas, serão mais de 1600 voluntários. Muitos deles foram até o Teatro Municipal na noite dessa quarta-feira (12) para receber as informações sobre como atuarão no dia 7 de outubro. Cada um deles recebeu um manual de orientações com todas as informações que os auxiliarão no dia da votação.

O chefe do Cartório Eleitoral, Gilson Bontempo dos Reis, presidiu o treinamento. Informações importantes sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação foram repassados aos mesários. Códigos e informações sobre as urnas eletrônicas foram explicados para não haver problema no dia das eleições.

Além disso, outras informações foram repassadas aos mesários. A instalação das urnas eletrônicas vai acontecer às 7h do dia 07 de outubro e a votação começará às 8h. Não serão permitidas propagandas pelos eleitores, fiscais ou mesários. Se houver dúvida na identificação do eleitor, o juiz eleitoral deverá ser chamado para decidir a controvérsia.

Os mesários ainda receberam informações sobre os procedimentos de como solucionar problemas com a urna eletrônica e sobre a justificativa eleitoral. Nesse caso, o eleitor que estiver fora de seu domicílio poderá justificar seu voto em qualquer seção eleitoral onde esteja, bastando apenas apresentar o Formulário de Justificativa Eleitoral (RJE) devidamente preenchido.

O encerramento das votações vai acontecer às 17h. Depois disso, os mesários deverão seguir os procedimentos de encerramento, conforme consta no manual de informações e que a própria urna orientará. A atuação como mesário nas eleições é voluntária e não há remuneração para o trabalho prestado. O mesário receberá um auxílio-alimentação e terá direito a 2 dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia trabalhado nas eleições.

Autor: Farley Rocha