A Cemig divulgou, nesta terça-feira (30), que concluiu obras para modernizar o sistema elétrico e ampliar a disponibilidade de energia em Patos de Minas. A principal intervenção ocorreu na subestação Patos de Minas 2, que passou a operar com capacidade dobrada após a instalação de um novo transformador de potência, garantindo mais confiabilidade no fornecimento e suporte ao crescimento acelerado do município. Cerca de 60 mil imóveis foram beneficiados com as obras.
Segundo a nota divulgada, o investimento foi de aproximadamente R$ 3,3 milhões e a obra permite que a subestação atenda cerca de 60 mil imóveis, de forma direta e indireta. A ampliação reforça a infraestrutura elétrica local e aumenta a resiliência do sistema, reduzindo riscos de sobrecarga e interrupções no fornecimento de energia.
Além do novo transformador, com capacidade de 25 MVA (mega volt-ampere), a Cemig implantou mais dois circuitos para distribuição de energia, somando-se aos já existentes. A energia que chega à subestação em alta tensão, de 138 kV (quilovolts), passa a ser rebaixada para 13,8 kV, garantindo que o abastecimento chegue com segurança às residências, comércios e empresas.
Segundo o superintendente regional da Cemig no Triângulo Mineiro, Wellington Cancian, a obra representa um marco para o desenvolvimento de Patos de Minas e municípios vizinhos. “Essa iniciativa integra um plano robusto de investimentos da Cemig em todo o estado. Ela amplia a flexibilidade do sistema elétrico e reforça a confiabilidade do fornecimento, trazendo benefícios como geração de empregos e estímulo à economia”, destacou.
A companhia não confirmou se as obras são suficientes para evitar piques de energia, porém afirmou que: “Os piques de energia são eventos de curta duração que, embora causem incômodo, contribuem para evitar interrupções mais longas durante a operação da rede elétrica”.
A Cemig também informou que, além da ampliação da subestação Patos de Minas 2, estão previstos investimentos de cerca de R$ 3 bilhões no Triângulo Mineiro até 2027. Os recursos serão aplicados em áreas estratégicas para expandir a infraestrutura elétrica e melhorar a qualidade do fornecimento de energia
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]