Os devotos se reúnem aos pés da santa.

As celebrações para a padroeira começaram bem cedo. Os devotos de Nossa Senhora da Abadia começaram a chegar ao santuário da santa em Patos de Minas antes das 7h da manhã. A programação inclui missas e procissões ao longo de todo o dia. As celebrações serão encerradas com uma missa campal.

Teve gente que veio de longe reverenciar a santa. Muitos devotos deixam a cidade de Lagoa Formosa e caminham cerca de 20 quilômetros a pé para pagarem suas promessas. Outros vêm para agradecer as bênçãos recebidas. A igreja é cuidadosamente preparada para receber os devotos de Nossa Senhora da Abadia.

Durante as celebrações, a Igreja fica pequena para tanta gente. Na missa das crianças, nesta manhã, muita gente teve que permanecer de pé e do lado de fora. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Claudio Nori Sturm e teve a participação das crianças. Algumas vieram vestidas de anjos.

A movimentação na Igreja de Nossa Senhora da Abadia terá prosseguimento durante todo o dia. Quando não há celebração, os devotos se reúnem aos pés da santa. A capelinha, do lado de fora da igreja é outro ponto de encontro dos fiéis. Outros acreditam que a água da fonte de Nossa Senhora da Abadia ajuda na proteção.

O maior número de fiéis, no entanto, é aguardado para a parte da tarde, quando acontece o encerramento da festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia. Como acontece todos os anos, os devotos participam de uma procissão e de uma missa campal, em frente ao santuário.

Autor: Maurício Rocha