Como são 11 vereadores em Patos de Minas, o candidato precisa ter pelo menos seis votos para garantir a vitória.
A data de eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas está marcada faz tempo. A escolha acontece no próximo dia 15 de dezembro. Mas faltando apenas 10 dias para a votação, a presidência do Legislativo Patense parece incerta. Ao contrário de outros anos, os vereadores não parecem dispostos a se arriscarem em aventuras.

Ser eleito presidente da Câmara Municipal depende de muita articulação. Como são 11 vereadores em Patos de Minas, o candidato precisa ter pelo menos seis votos para garantir a vitória. E muitas vezes, além de garantir apoio do parlamentar, o candidato a presidência precisa convencer também o grupo a que ele pertence e torcer para que o acordo seja cumprido por que até a última hora muita coisa pode acontecer.

Ao contrário de outros anos, a eleição da nova mesa diretoria para o ano de 2012 é encarada com cautela pelos vereadores. Os pretensos candidatos demoraram a surgir e nenhuma chapa foi inscrita até agora. Pelo lado da situação, o vereador Bartolomeu Ferreira é o candidato mais provável. Mas mesmo se conseguir os votos dos quatro vereadores do Democratas, ele ainda precisará de pelo menos mais dois parlamentares.

A vereadora Dalva Mota é que surge com mais chances de conquistar a presidência da Câmara. Ele tem o apoio formal dos vereadores Isaías Martins e Amarildo Ferreira, com quem trabalha desde o início do mandato, e deverá contar também com os votos de Itamar André, Silvio Gomes e Pedro Lucas. A dificuldade da vereadora é para acomodar os parlamentares na chapa.

O novo presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas terá um orçamento de R$ 6.960.600,00 para administrar em 2012. A eleição acontece na tarde do dia 15 dezembro e até lá muita coisa ainda pode acontecer.

Autor: Maurício Rocha