A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas iniciou a vacinação dos idosos nascidos em 1940 na manhã desta segunda-feira (15). Uma fila de carros se formou em frente ao posto do Projeto Saci, local em que a vacinação ocorre por meio convencional ou em forma de drive thru. Teve gente que levou cedo e veio de longe para ser imunizado.

É o caso do senhor Gaspar Soares de Oliveira e a dona Feliciana Magalhães Soares. Eles moram no distrito de Pindaíbas e chegaram cedo para receber a imunização contra a Covid-19. O senhor Gaspar e a dona Feliciana estão casados há mais de 50 anos e fizeram questão de viajarem juntos para se vacinarem.

Assim como o senhor Gaspar e a dona Feliciana, centenas de idosos compareceram ao posto de vacinação instalado no Projeto Saci nesta manhã. Além dos idosos de 81 anos, a Secretaria Municipal de Saúde está imunizando também os idosos acima dessa idade que não tiveram condições de comparecer nas etapas anteriores. Profissionais de saúde também continuam recebendo as doses da vacina.

Ao receber a imunização, os idosos e seus acompanhantes recebiam também informações sobre o imunizante, a data da segunda dose e o comportamento que deve ser adotada a partir de agora. Encarregada pela vacinação, Lilian Alves Silva Amorim, explicou que o imunizante leva alguns dias para fazer efeito e que os cuidados de prevenção ao vírus devem ser mantidos mesmo após a vacina.

Assim como no restante do país, a vacinação em Patos de Minas depende da liberação de doses por parte do Ministério da Saúde. A expectativa é de que novas remessas sejam liberadas nos próximos dias. As prefeituras também aderiram ao Consórcio Nacional para a compra de vacinas. O deputado Doutor Hely destinou R$ 1 milhão para as prefeituras da região comprarem vacinas.