Foram necessárias três carretas com 16 metros de comprimento cada uma para transportar as 22 toneladas de alimentos e 25 toneladas de roupas

O drama vivido pelas vítimas das chuvas comoveu os moradores de Patos de Minas e da região. Bastou o empresário Antônio Lana e a esposa Nágila iniciarem um trabalho de arrecadação de donativos e a sociedade inteira veio junto. Em cinco dias de trabalho, os números arrecadados foram de impressionar. Quase 50 toneladas de donativos estão sendo encaminhados para aliviar o sofrimento dos desabrigados.

A Campanha começou com o nome de S.O.S-RIO, mas a grande quantidade de doações fez com os organizadores dedicassem parte do trabalho também para os desabrigados de Minas. Aos poucos foram chegando alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas, sapatos e tudo mais que possa confortar a dor das famílias que perderam tudo para as enchentes.

Algumas doações chamaram a atenção. Teve gente que faz campanha com os vizinhos e encheu os carros da família de donativos para os desabrigados. Outros doaram imagens sacras para reforçar a fé e tiveram aqueles que enviaram mensagens de conforto. Mas a doação mais curiosa foi uma enorme caixa de preservativos deixada na Praça do Fórum para cuidar da saúde dos desabrigados.

Todas as doações foram cuidadosamente embaladas e levadas para enormes carretas disponibilizadas pela empresa LanaMayrink. Os voluntários começaram a carregar os veículos às 16h de quinta-feira (20) e só terminaram por volta de 1h da madrugada de hoje. Foram necessárias três carretas com 16 metros de comprimento cada uma para transportar as 22 toneladas de alimentos e 25 toneladas de roupas e outros donativos. Foi uma das maiores campanhas já realizada em Patos de Minas.

O comboio saiu de Patos de Minas na manhã desta sexta-feira (21). Uma delas vai para Itaipava no Rio de Janeiro, uma para Carvalho e outra para Soledade, estas duas últimas no Sul de Minas. E muita gente ainda entregou donativos depois que as carretas já estavam carregadas. Sobrou muito material que será doado para instituições de caridade de Patos de Minas. Impressionado com a participação das pessoas, Antônio Lana agradeceu o apoio de cada um.

Autor: Maurício Rocha