Aconteceu na tarde de ontem, 22 de dezembro, na sede da CARPEC – Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba a entrega da premiação Cup of Excellence edição 2021. O vencedor, Vitor Marcelo de Queiroz Barbosa, com bastante alegria e junto de seus familiares, recebeu o troféu das mãos da diretora executiva da BSCA, Vanúsia Nogueira

Em nome de todos os cooperados, colaboradores e também da diretoria, parabenizamos o produtor de atitude, Vitor Marcelo, e toda a família D´Barbosa pela dedicação à produção de cafés de alta qualidade.

Conheça o Cup of Excellence

O concurso Cup of Excellence foi iniciado por um grupo de profundos conhecedores de café juntamente com o suporte de entidades do governo e organizações não governamentais (ONGs), com o objetivo de recompensar os produtores por seus esforços e trabalho. Desde então, o concurso ganhou muita força, tornando-se o principal evento da área em todo o mundo.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realiza este concurso desde o ano 2000 e hoje conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Alliance for Coffee Excellence (ACE). O concurso está aberto a todo produtor brasileiro de café arábica e é uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros proposta pela Associação.

“Em uma safra totalmente transcorrida em meio aos desafios implantados pela pandemia da Covid-19 e às adversidades climáticas, a cafeicultura brasileira se mostrou resiliente e, uma vez mais, apresentou-nos cafés espetaculares". Essa é a avaliação da diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanúsia Nogueira, ao anunciar, dia 18 de novembro, os vencedores do Cup of Excellence - Brazil 2021.

O concurso foi dividido em 11 etapas, tendo seu início no mês de setembro e seguindo até a divulgação do resultado final, que será realizada no dia 22 de dezembro na sede da CARPEC, em Carmo do Paranaíba (MG). Para o ano de 2022, ainda serão realizadas duas etapas finais e os cafeicultores vencedores receberão o valor atingido no leilão internacional de seus cafés premiados

Sobre o vencedor da edição 2021

Para a edição deste ano, contamos com a ilustre participação e vitória de um cooperado da CARPEC. A fila da qualidade exposta pelo produtor Vitor Marcelo de Queiroz Barbosa, com seu lote produzido na Fazenda Cachoeira, em Carmo do Paranaíba, na denominação de origem Região do Cerrado Mineiro, recebeu 90,50 pontos do júri internacional, na escala de zero a 100 da competição, e foi eleito o melhor café especial do Brasil na safra 2021. Vitor, que faz parte de uma tradicional família de produtores de cafés especiais da região, recebeu com alegria a notícia.

A relevância de uma premiação como está para o cenário cafeicultor

A cultura do café faz parte da história de toda a região e também faz parte da história da CARPEC, que há 56 anos ajuda no desenvolvimento do segmento da cafeicultura de nossa região. Hoje, a Cooperativa recebe, armazena, rebeneficia, classifica e comercializa centenas de toneladas; e a cada safra movimenta a economia e valoriza a produção local. Ter um produtor da cidade e região como campeão de uma premiação tão renomada assim mostra que estamos no caminho certo.

Informação importante:

O nome de Vanúsia Nogueira foi apresentado no início do ano pelo Governo Brasileiro e pelo Conselho Nacional do Café (CNC) como candidata do país para a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC), junto aos embaixadores representantes dos países produtores e consumidores.

Candidatura de Vanusia Nogueira à OIC - Agro Mogiana



Informe Publicitário