O Governador Estadual de Minas Gerais Romeu Zema anunciou na noite desta quinta-feira (11) o afastamento do Secretário Estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral. Nas redes sociais, ele agradeceu o trabalho à frente do combate da pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais. O afastamento acontece após denúncias de que centenas de funcionários da Secretaria Estadual de Saúde teriam tomado vacina sem pertencer ao grupo prioritário. Uma CPI foi aberta na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para apurar possíveis irregularidades.

O anúncio foi feito por volta das 22h08. Carlos Eduardo esteve recentemente em Patos de Minas quando percorreu as unidades de saúde e recomendou enfaticamente o distanciamento social para evitar o colapso na saúde. Ele concedeu entrevista e mostrou apoio ao município no enfrentamento do pior momento da pandemia. Por último, ao lado do Governador, ele anunciou a criação da Onda Roxa, com medidas mais restritivas, justamente na Região de Patos de Minas e de Uberlândia. Ele estava à frente da Secretaria Estadual de Saúde desde o início do Governo Zema.

Carlos Amaral estava pressionado após abertura de CPI na Assembleia para investigar a vacinação de 806 servidores da pasta contra a COVID-19.