Dois juristas se apresentaram na noite dessa terça-feira (07) no Tribunal do Júri do UNIPAM.
A Ordem dos Advogados do Brasil está realizando um seminário para capacitar os advogados pertencentes a 45ª subseção da OAB de Patos de Minas. Dois juristas se apresentaram na noite dessa terça-feira (07) no Tribunal do Júri do UNIPAM. Estudantes, juízes, professores e advogados estiveram presentes.

O primeiro a se apresentar foi o Dr. Lucas Zallio. O advogado, delegado de prerrogativas dos advogados e membro da comissão de ética da OAB, falou sobre o desagravo público e lembrou também dos deveres dos advogados. O jurista citou situações em que os profissionais possuem direito e contou ocasiões em que os advogados extrapolam na função.

O segundo palestrante foi o desembargador, Eduardo Machado Costa. O jurista, que foi advogado por 31 anos, falou sobre a importância da ética na profissão e também citou ocorrências quando era membro do quadro de ética e quando na função de desembargador. Segundo ele, é preciso que o profissional se qualifique e aja com honestidade.

Ele contou situações em que advogados usam da exposição oral no Tribunal sem ser condizente com o processo. “Este profissional não gera respeito nem confiança”, afirmou. Ele também alertou sobre o cuidado com a imagem. “Um advogado chegou em meu gabinete com a carteira da OAB toda rasgada e amassada. Isso não pode acontecer”, informou.

Por fim, ele pediu paciência tanto para os juízes quanto para os advogados e criticou o sistema que nunca tem dinheiro para saúde, educação e justiça, mas tem de sobra para o futebol. O seminário é realizado pela 45ª subseção da OAB e tem a finalidade de capacitar os advogados da região.

O “Caravanas de Prerrogativa e Ética” é gratuito. Os organizadores só pedem um quilo de alimento não perecível para ser doado para uma entidade carente da cidade. Nesta quarta-feira (08). Dra. Cíntia Ribeiro falará sobre a defesa das prerrogativas dos advogados no âmbito criminal e a Dra. Silvana Lourenço Lobo irá palestrar sobre a capacitação dos advogados na defesa de suas prerrogativas no âmbito contencioso e administrativo. Haverá estudo de casos.

Autor: Farley Rocha