No dia 27 de abril deste ano, dores muito fortes na panturrilha esquerda levaram o advogado Rodrigo Carvalho, de 26 anos, para o hospital.  No início, os sintomas levaram os médicos a suspeitarem de uma trombose e de uma contratura. Foram quatro dias de internação, Rodrigo recebeu alta, mas uma forte infecção o levou de volta para o hospital. No dia 13 de maio veio o diagnóstico de leucemia.

Rodrigo foi para Belo Horizonte e os exames complementares apontaram para uma Leucemia Mieloide Aguda, cuja cura depende de um transplante de medula. Desde então, parentes e amigos do advogado trabalham em uma campanha para incentivar as pessoas a se tornarem doadores de medula óssea. O movimento no Hemocentro de Patos de Minas aumentou muito e as esperanças de Rodrigo também.

O Hemocentro de Patos de Minas criou um horário especial para receber as pessoas que quiserem se tornar voluntárias na doação de medula. Basta comparecer à Unidade da Fundação Hemominas na rua Major Gote – ao lado do Hospital Regional – nos seguintes horários:

Segundas-feiras – de 13h30 às 14h30

De terça à sexta-feira – de 11h30 às 12h30

O gerente técnico do Hemocentro de Patos de Minas, Rafael Oliveira Rocha, explicou que foi necessário criar este horário especial para atender aos doadores de medula para evitar aglomeração e reduzir o tempo de espera. As pessoas que se cadastrarem para doar sangue na Fundação Hemominas podem fazer a doação de medula ao mesmo tempo, sem ter que voltar à unidade. O cadastro é feito pelo site www.hemominas.mg.gov.br .

O médico Rafael Oliveira Rocha, gerente técnico do Hemonúcleo de Patos de Minas explicou que que todas as pessoas de 18 a 55 anos,  que não tenha doença hematológica ou reumatológica  e nem estejam fazendo tratamento de câncer e que tenham boa saúde, podem se tornar doadores de medula.

Rodrigo segue internado em um hospital especializado de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, confiante na descoberta de um doador compatível.