Teve início neste sábado (06) a campanha de vacinação contra a raiva em Patos de Minas. Já na parte da manhã várias pessoas aproveitaram para levar seus animais de estimação para tomar a dose do imunizante contra a doença que, em quase 100% dos casos, pode ser fatal. A campanha vai até o dia 10 de setembro e irá imunizar também animais da zona rural.

A expectativa é imunizar milhares de cães e gatos com idade superior a três meses na zona urbana e rural de Patos de Minas. Segundo Tayná Rocha, do Centro de Controle de Zoonoses, a meta é imunizar mais de 3 mil animais só neste sábado. Um dos pontos de vacina está instalado na praça do Coreto e Tayná explicou sobre a importância de se vacinar contra a raiva. "É uma doença que não tem cura e que a letalidade é quase 100%. A vacina é de graça e qualquer animal de idade superior a três meses pode tomar", disse ela.

Para facilitar o acesso da população, a campanha foi dividida em quatro etapas na área urbana, acontecendo das 8h às 16h nas seguintes datas:

1ª etapa: 6 de agosto

2ª etapa: 20 de agosto

3ª etapa: 3 de setembro

4ª etapa: 10 de setembro

No meio rural, a vacinação contará com quatro equipes divididas nas regiões de Pilar e Bom Sucesso. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira, a ação nas fazendas e comunidades rurais acontece de segunda a sexta-feira. “Equipes do CCZ farão visitas às propriedades durante a semana para aplicar a vacina. Já nas comunidades, os servidores vão agendar a data e informar os moradores para que eles levem os animais até local predeterminado para vacinação”, esclareceu Vanessa. “Sobre a identificação dos profissionais que farão esse trabalho, é importante frisar que todos trabalham uniformizados e utilizam carros oficiais da prefeitura para dirigir-se às localidades”, alertou.

A única forma de controlar a raiva é por meio de vacinação anual. A antirrábica imuniza os animais contra a doença que tem letalidade próxima a 100%. A enfermidade acomete também o ser humano, sendo a transmissão por meio da saliva de animais infectados.