Um vídeo feito por um caminhoneiro denunciando o trabalho de tapa-buracos que está sendo realizado na BR 365 tem chamado a atenção nas redes sociais. Nele, o motorista reclama que a empresa responsável pelo serviço de reparos na rodovia está tapando apenas alguns buracos e deixando outros abertos para trás.

A BR 365 tem gestões distintas. O trecho entre Patrocínio e Uberlândia foi concedido ao Governo de Minas e terceirizado para a Concessionária EPR Triângulo, que cobra pedágios e que, por tanto, é a responsável pela manutenção da pavimentação. Mas o trecho entre Patrocínio e Patos de Minas e de Patos de Minas até a BR 040 segue sob responsabilidade do Governo Federal.

O trecho em obras que tem sido alvo de reclamação do motorista é de responsabilidade do DNIT. O caminhoneiro alega que a empresa contratada pelo órgão está tapando apenas os buracos maiores e deixou outros para trás, o que pode inclusive aumentar o risco de acidentes.

A informação que chegou ao Patos Hoje é que a empreiteira tem realmente a orientação para tapar apenas os buracos maiores que causem algum risco para os motoristas. Essa medida, no entanto, tem explicação. É que o DNIT programou uma restauração completa da pavimentação, inclusive com retirada do asfalto velho para a colocação de uma nova capa asfáltica. Fazer um tapa-buracos completo nesse momento seria jogar dinheiro fora, uma vez que este asfalto será retirado e substituído.