A mesa diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas protocolou pedido para ocupar o antigo Palácio dos Cristais, prédio que atualmente abriga o Campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade. Para que isso aconteça, no entanto, a UFU terá que se mudar para outro imóvel alugado, uma vez que o Campus que está sendo construído na região dos 30 Paus ainda está longe de ser concluído.

A Câmara Municipal de Patos de Minas tem um terreno ao lado da Prefeitura no bairro Eldorado e um projeto pronto para construir sua sede própria. O presidente Ezequiel Macedo entende, no entanto, que o antigo Palácio dos Cristais atende as demandas do Legislativo de forma imediata e poderia trazer uma grande economia para o município.

A Câmara Municipal de Patos de Minas está localizada em prédio alugado na rua José de Santana, no centro da cidade. O Legislativo paga atualmente R$ 47 mil por mês de aluguel. Isso significa que em apenas uma legislatura, de quatro anos, a Câmara Municipal paga mais de R$ 2,2 milhões somente em aluguéis.

A reitoria da UFU já iniciou as negociações com a Prefeitura em busca de outro local que possa abrigar a instituição em Patos de Minas. Segundo Matheus de Souza Gomes, assessor da reitoria em Patos de Minas, a proposta de mudança para local similar e sem prejudicar a qualidade do ensino foi feita pela Prefeitura e está sendo avaliada pela equipe técnica da Universidade.

O Palácio dos Cristais era sede da Prefeitura de Patos de Minas até ser incendiado de forma criminosa. A reforma foi feita com recursos da Educação e o prédio foi cedido à Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2010. Além deste imóvel, a UFU ocupa também um prédio localizado na rua Major Jerônimo, onde estão os laboratórios e um prédio no Campus do Unipam, onde funcionam as salas de aula.

Os aluguéis são pagos pela Prefeitura de Patos de Minas até que a Universidade consiga construir seu Campus na região dos 30 Paus. Atualmente as obras estão paralisadas.