A Câmara Municipal de Patos de Minas será uma das primeiras do país e a primeira de Minas Gerais a implantar um Projeto de Modernização Legislativa proposto pelo Senado Federal. O Interlegis foi apresentado na tarde dessa terça-feira (31) em uma reunião no plenário da Câmara, que contou com a participação de servidores do legislativo e dos vereadores Batista Miúdo, Dalva Mota e Amarildo Ferreira.

A proposta de implantação do Sistema Interlegis foi apresentada pelos servidores do Senado Federal Raimundo Nonato Corrêa de Araújo Júnior e Fernando Lucas Pinto. Eles mostraram que, adotando o Interlegis, a Câmara Municipal terá acesso a variadas informações, cursos de aperfeiçoamento e de atualização, bancos de dados, sistemas de operacionalização e procedimentos que podem ser implementados nos diferentes departamentos e setores.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis Federal, Estadual e Municipal e de promoção da maior transparência e interação com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação, como internet, videoconferência e transmissão de dados, que permitem a comunicação e a troca de experiência entre as casas legislativas e o público.

O primeiro passo para a implantação do Interlegis na Câmara Municipal de Patos de Minas será a elaboração de um diagnóstico de todos os setores do legislativo patense. Depois disso, os coordenadores do Interlegis vão propor um plano de trabalho que deverá ser concluído a médio prazo. Como o programa é financiado pelo BID, a Câmara Municipal não terá nenhum custo.