A Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou, em reunião nessa segunda-feira (08), o novo Plano Municipal de Saneamento. O documento foi elaborado a partir de sugestões da comunidade e do diagnóstico da realidade e das necessidades do município.

O Plano Municipal de Saneamento prevê metas para o abastecimento de água e para o tratamento do esgoto. Para a água o objetivo é disponibilizar o abastecimento para 100% da população da Sede Municipal de Patos de Minas e Distritos de Bom Sucesso de Patos, Santana de Patos, Pindaíbas, Areado, Major Porto e Pilar, além dos Povoados de Horizonte Alegre, Sertãozinho, Baixadinha, Boassara, Santa Maria, Alagoas, Lanhosos e Arraial dos Afonsos pelos próximos 2 (dois) anos.

Para o esgoto, a meta é disponibilizar a oferta de serviços de coleta e tratamento de esgotos sanitários a 100% da população da Sede Municipal de Patos de Minas e dos Distritos de Bom Sucesso de Patos, Santana de Patos, Pindaíbas, Areado, Major Porto e Pilar, além das localidades rurais de Horizonte Alegre, Sertãozinho, Baixadinha, Boassara, Santa Maria, Alagoas, Lanhosos e Arraial dos Afonsos pelos próximos 4 (quatro) anos; em etapas definidas conforme o índice de adesão aos serviços.

O Plano não define, no entanto, quem irá executar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. De acordo com o prefeito, Antônio do Valle, as negociações com a COPASA para renovação do convênio estão em fase adiantada, mas ainda não foram concluídas.